Centro Paroquial do Juncal recebe verba para projeto inovador

O Centro Paroquial de Assistência da Freguesia do Juncal foi contemplado com uma verba de 27.567 euros para desenvolver o projeto “Cozinha para todos, Kids”, no âmbito de uma candidatura apresentada ao Portugal Inovação Social. Aquela foi a única instituição do concelho de Porto de Mós a ser distinguida no concurso nacional.

O projeto “Cozinha para todos, Kids” consiste num programa de média duração, a implementar nas escolas da freguesia do Juncal, visando um reforço da educação alimentar das crianças, através de uma forte componente prática, assim como o envolvimento dos pais como agentes da mudança.

Na memória descritiva da iniciativa pode ler-se que esta operação de capacitação abrange vários domínios de intervenção, nomeadamente o diagnóstico da realidade local, o modelo de criação de valor, avaliação de impacto, marketing, comunicação e angariação de fundos, além da gestão financeira, de controlo e risco. O envolvimento da comunidade escolar e, nomeadamente, os pais é um dos pontos diferenciadores do projeto.

Este instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, um dos quatro geridos pela Portugal Inovação Social, “destina-se a financiar a implementação, desenvolvimento ou expansão de projetos com impacto social nas áreas como a Educação, Saúde, Emprego, Justiça ou a Inclusão Social, assegurando 70% das suas necessidades de financiamento”. 

Os restantes 30% de investimento devem ser assegurados por investidores sociais, públicos ou privados. O financiamento do concurso agora encerrado é proveniente do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego do Portugal 2020.