Cistermúsica e Gravíssimo! no Iberian Festival Awards

O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça e o Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves, festivais organizados pela Banda de Alcobaça/Academia de Música de Alcobaça em parceria com o Município de Alcobaça, integram a lista de nomeados para a 5.ª edição dos Iberian Festival Awards.

Os festivais encontram-se nomeados para três das 22 categorias a concurso. O Cistermúsica volta a disputar o reconhecimento em duas frentes: “Best Small Festival” e “Best Cultural Programme”. Já o Gravíssimo procura obter o reconhecimento de “Best Academic Festival”, categoria na qual se distingue dos demais candidatos por aliar a formação académica à dimensão de festival de música. 

A votação para as 13 categorias decididas pelo público, entre as quais as referidas “Best Small Festival” e “Best Academic Festival”, pode ser feita no site do Talkfest até 7 de janeiro. Os resultados dos Iberian Awards serão conhecidos a 14 de março de 2020, por ocasião da 9ª edição do Talkfest - International Music Festivals Forum, em Lisboa.

Em 2020, o Cistermúsica regressa de 26 de junho a 31 de julho, prosseguindo a missão de "aproximação do grande público à música erudita" e evocando duas grandes efemérides: os 250 anos do nascimento de Beethoven e os 500 anos da Circum-navegação. Por sua vez, o Gravíssimo!, evento único, do género, no País, acontece na última semana do mês de agosto, altura em que Alcobaça acolhe participantes nacionais e internacionais que, ao longo de 5 dias, tornam a cidade na “capital dos metais graves”.

Estas duas atividades artísticas contabilizaram, nas suas edições de 2019, mais de 10 mil espetadores, em mais de cinco dezenas de espetáculos que contaram com centenas de participantes nacionais e internacionais.