Terça-feira, Abril 23, 2024
Terça-feira, Abril 23, 2024

Cistermúsica entra na reta final com fim de semana repleto

Data:

Partilhar artigo:

É na nave central do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça que se dará o encerramento do festival Cistermúsica, este domingo, a partir das 18 horas, com o Requiem de Mozart, a cargo da Sinfonietta de Lisboa e do Coro Ricercare, sob a direção musical de Vasco Pearce de Azevedo e com as atuações de Elsa Cortez (soprano), Lucinda Gerhart (alto), João Cipriano Martins (tenor) e Armando Possante (baixo). 

É na nave central do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça que se dará o encerramento do festival Cistermúsica, este domingo, a partir das 18 horas, com o Requiem de Mozart, a cargo da Sinfonietta de Lisboa e do Coro Ricercare, sob a direção musical de Vasco Pearce de Azevedo e com as atuações de Elsa Cortez (soprano), Lucinda Gerhart (alto), João Cipriano Martins (tenor) e Armando Possante (baixo). As entradas são gratuitas. Mas o derradeiro fim de semana do festival tem muito mais para ouvir e ver, em Alcobaça e não só.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, que foi o tema central do Cistermúsica’2015 devido às celebrações dos 25 anos da elevação do monumento a Património da Humanidade, acolhe, para além do concerto de encerramento, dois grupos franceses considerados pela crítica como dos melhores da atualidade. 

Região de Cister - Assine Já!

Os Les Éléments apresentam-se, esta sexta-feira, às 22 horas, na Sala do Refeitório, com um programa de música coral. No dia seguinte, será a vez do Discantus se mostrar, às 21:30 horas, no Dormitório, com um programa de música medieval. Este último grupo apresentará igualmente o mesmo programa, um dia antes, em Penacova, no Mosteiro de Lorvão, à mesma hora, num espetáculo que será integrado na Rota de Cister, outra das particularidades do festival e que este ano chegou a mais espaços cistercienses.

Por último, destaque-se a parceria estratégica do festival com o Rabiscuits – Bienal de Arte Experimental, que decorrerá entre esta sexta-feira e domingo no centro histórico de Alcobaça e que, entre muitas outras iniciativas, apresentará no dia 25, às 23:30, um Video Mapping com música ao vivo pela Banda Sinfónica de Alcobaça.

Desde o passado dia 26 de junho e até este domingo, o Cistermúsica tem levado música e dança de qualidade um pouco por toda a região a um ritmo verdadeiramente alucinante, com espetáculos que ficam na memória dos presentes. Apesar de ainda não haver números oficiais, a organização está satisfeita com a adesão do público, havendo indicadores seguros de que se tenham quebrado, mais uma vez, todos os recordes de assistência do festival. Um balanço para ser feito na próxima semana, embora o festival apenas termine, em concreto, no dia 31, na Igreja da Misericórdia de Peniche, com um concerto de Jenny Silvestre e Luís Peças, a partir das 21:30 horas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!