Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Cooperfrutas lança composto orgânico

Data:

Partilhar artigo:

A Cooperfrutas vai lançar um produto feito de composto orgânico. Trata-se de um reaproveitamento e valorização dos resíduos orgânicos provenientes dos pomares dos seus associados.

A Cooperfrutas vai lançar um produto feito de composto orgânico. Trata-se de um reaproveitamento e valorização dos resíduos orgânicos provenientes dos pomares dos seus associados.

“O novo produto é proveniente da manipulação da fruta na central fruteira da Cooperfrutas, onde surgem resíduos orgânicos tais como folhas, pedúnculos da fruta e frutos podres que são rejeitados pelo processo produtivo e são utilizados para a produção deste composto orgânico”, explica a cooperativa, em comunicado.

Região de Cister - Assine Já!

O composto orgânico, comercializado em sacos com 750 gramas é rico em matéria orgânica e elementos minerais, ideal para ser aplicado em qualquer jardim ou horta urbana.

No âmbito da sustentabilidade ambiental da sua atividade a Cooperfrutas, e além da compostagem nos últimos anos, a cooperativa pôs em prática uma plano de racionalização de energia elétrica e instalou um sistema de produção de energia a partir de fontes renováveis, com uma instalação de cerca de 1020 painéis solares fotovoltaicos, na cobertura da central.

Segundo os responsáveis pela Cooperfrutas, o sistema já permitiu “reduzir 85 toneladas de CO2 por ano, o que correspondente à plantação de uma floresta com uma dimensão de cerca de 19 estádios de futebol”.

O novo produto será apresentado entre sábado e segunda-feira, em Alcobaça, no âmbito das comemorações do Dia da Árvore, Floresta e Agricultura.

AD Footer

Artigos Relacionados

NAZA SUMMIT EDU’24 debateu “era digital” com olhos postos no futuro

Foi a primeira vez que a comunidade educativa do concelho da Nazaré esteve reunida num evento único em...

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!