Covid-19: Vacinação nos lares do concelho de Alcobaça já começou

Arrancou, esta segunda-feira, a campanha de vacinação nos lares de idosos do concelho de Alcobaça. Ao longo desta semana, deverão ser vacinadas cerca de 1100 pessoas, entre utentes e funcionários.

O lar residencial para idosos do Centro Comunitário Pastoral José Nazário, que integra o Centro Social Paroquial de Alfeizerão, foi a primeira instituição do concelho onde foi administrada a vacina contra a covid-19. Seguiu-se, no mesmo dia, o Lar Chalé Regalar, na Burinhosa.

Utentes e funcionários da Fundação Maria Oliveira, em Alcobaça, da Santa Casa da Misericórdia da Benedita e da Associação de Bem Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias receberão esta terça-feira a primeira dose da vacina da Pfizer.

Nas instituições onde há surtos ativos - Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, lar residencial de Évora de Alcobaça, Solar de Cister, na Vestiaria, e Centro Cénico da Cela - ainda não está agendada a data da vacinação. 

"A vacinação só se pode fazer nas entidades que não têm surto ativo, pelo que naturalmente se irá começar pelas entidades com a sua situação controlada", adiantou o presidente da Câmara de Alcobaça. "Quem determina a seleção, o timing e o modus faciendi da vacinação é integralmente a autoridade pública de saúde. Assim que os lares afetados tenham a sua situação controlada, a vacinação ser-lhes-á administrada em devido tempo", acrescentou Paulo Inácio.

Estima-se que, no total, sejam administradas, entre utentes e funcionários de lares e IPSS do concelho de Alcobaça, 1600 vacinas.
 
Reportagem a ler na próxima edição impressa do Região de Cister