Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Diretor-geral do Património Cultural inaugura nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, vai inaugurar esta segunda-feira a nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça. 

O diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, vai inaugurar esta segunda-feira a nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça. 

A cerimónia, agendada para as 15 horas, vai decorrer no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O evento será encerrado com um recital de piano e canto pela OPART. 

Região de Cister - Assine já!

A nova receção situa-se na antiga portaria do Mosteiro, que assim recupera a sua função primeva. Por sua vez, a loja passa a funcionar na Sala das Conclusões, situada simultaneamente no início e no fim do novo percurso de visita.

“Esta alteração favorece um melhor entendimento do antigo espaço monástico, disponibilizando ao público áreas até agora inacessíveis – como o piso térreo da Ala Norte, incluindo os Claustros da Portaria (ou de Afonso VI) e da Hospedaria (também designado por Claustro da Prisão)”, sublinha a Direção-Geral do Património Cultural em comunicado. 

De acordo com a tutela, a empreitada designada “Conservação e Restauro da Fachada Oeste e Norte Rebocada”, que decorre atualmente no Mosteiro, deve estar concluída em julho. 

A intervenção nas fachadas Oeste e Norte, em curso, e a requalificação da portaria e loja, já concluída, resultam num investimento global de 1.044.749 euros, financiado no âmbito do Programa CENTRO 2020, correspondendo à primeira fase do Plano Diretor 2016/26 aprovado para o monumento. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!