Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Falta de iluminação no Mosteiro causa polémica na cidade

Data:

Partilhar artigo:

A cidade de Alcobaça foi surpreendida, nas últimas semanas, com a falta de iluminação noturna na zona envolvente ao Mosteiro de Santa Maria.

A cidade de Alcobaça foi surpreendida, nas últimas semanas, com a falta de iluminação noturna na zona envolvente ao Mosteiro de Santa Maria.

O assunto, entretanto, foi resolvido e não passava de uma avaria, que só foi detetada pela Câmara depois de ter sido apresentada uma reclamação nos serviços da autarquia pelo movimento Alcobaça em Andanças.

Região de Cister - Assine Já!

Nas últimas semanas, vários cidadãos expressaram-se contra a falta de luz exterior no monumento classificado como Património da Humanidade. Os responsáveis pelo Alcobaça em Andanças não calaram a revolta: “Não podemos estar indiferentes e em desacordo com o facto de o Mosteiro, o ícone máximo da nossa cidade, estar às escuras”.

A Direção-Geral do Património Cultural, contactada pelo REGIÃO DE CISTER, salientou que “a iluminação externa do edifício é da responsabilidade da Câmara de Alcobaça”. O que foi confirmado pela autarquia.

O vice-presidente Hermínio Rodrigues garante que a questão foi resolvida assim que a Câmara teve conhecimento da falha. “Recebemos uma reclamação de que não havia iluminação junto ao Mosteiro e de imediato os nossos funcionários tomaram conta da ocorrência. Tratou-se de uma avaria, que pode acontecer, e a iluminação ficou resposta dois dias depois”.

“Deixo um apelo às pessoas para que, quando se aperceberem que a iluminação está desligada, avisarem a Câmara para ser corrigidas as avarias”, afirmou o autarca.

Entretanto, a Câmara diz já ter recebido o parecer final por parte da DGPC para avançar com o projeto de reformulação da iluminação do centro histórico e da zona fronteiriça ao Mosteiro, que consiste na mudança da iluminação para LED, num investimento de 178 mil euros, que resulta de uma candidatura feita ao Turismo de Portugal.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

NAZA SUMMIT EDU’24 debateu “era digital” com olhos postos no futuro

Foi a primeira vez que a comunidade educativa do concelho da Nazaré esteve reunida num evento único em...

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!