Feira de São Simão anima Mercado Municipal de Alcobaça

Decorre até esta quinta-feira mais uma edição da secular Feira de São Simão, que volta a ocupar parte do Mercado Municipal para evocar a tradição dos frutos secos e passados em Alcobaça.Uma das novidades deste ano é a criação de um espaço gastronómico dedicado ao convívio dos visitantes. 

O certame assinala a celebração do Dia de São Simão e do Dia de Todos-os-Santos e tem como tradição que as gentes da região venham à procura das passas, das castanhas, dos pinhões, das nozes e de muitos outros produtos típicos apreciados nesta época do ano. Em destaque na Feira de São Simão estão também os queijos, os enchidos, as compotas, os vinhos e outras iguarias, petiscos e animação para toda a família. 

Helena Faustino participa na feira há sete anos, precisamente quando o certame passou a realizar-se no Mercado Municipal. “Já tinha tentado participar antes, mas o evento realizava-se numa tenda, com lugares limitados e dava-se preferência a quem já participava. Quando mudou para o Mercado, porque já lá tinha uma banca, candidatei-me e fui aceite”, recorda a comerciante, de 59 anos, cuja empresa, com sede em Aljubarrota, se dedica à venda de frutos secos e bolos tradicionais há já quatro décadas. É, de resto, uma das duas representantes do concelho de Alcobaça no evento, juntamente com a Cargofrutas, empresa sediada no Vimeiro.

Nestes últimos três dias do evento terá ainda a oportunidade de assistir à recriação da “Descamisada ao Serão” com a participação do Rancho Folclórico do Acipreste, Grupo Regional de Folclore da Benedita, Rancho Folclórico de Casais de Sta. Teresa, Rancho Folclórico do Centro Cénico da Cela, Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções, Rancho Folclórico dos Moleanos, Rancho Folclórico do Vimeiro e  Rancho Folclórico das Rosas, Casal Pinheiro e Fragosas (a partir das 21 horas desta quarta-feira) e de Francisco Peças (no feriado de 1 de novembro pelas 15 horas). Está ainda agendado um programa especial para a noite de Halloween.