Futebol: Oito clubes da região certificados pela Federação

O Ginásio recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a certificação de entidade formadora de quatro estrelas da Federação Portuguesa de Futebol, numa lista em que a certificação do CCRD Burinhosa como entidade formadora de três estrelas é a principal novidade entre os clubes da região.

Na lista há também a destacar a subida do Portomosense a entidade formadores de três estrelas. Na temporada anterior, o clube tinha cumprido os requisitos para duas estrelas. 

O resultado das candidaturas dos clubes à certificação reconheceu, ainda, Alfeizerense como escola de formação duas estrelas e o Nazarenos como centro básico de formação.

Já no futsal, o CCRD Burinhosa, ARCD Mendiga, Condestável e URD Juncalense foram certificados com três estrelas.

Ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Associação de Futebol de Leiria (AFL) destacou a região de Cister como um dos “bons exemplos” na organização e aposta na formação, ressalvando que as certificações ganham maior importância por terem sido alcançadas em pandemia. Manuel Nunes afirma que as certificações vão ser “cada vez mais importantes” para a participação dos clubes nos campeonatos nacionais, assim como na escolha dos clubes por parte dos jovens e familiares. 

A associação distrital viu mais 16 clubes certificados, subindo de 36 para 52 clubes reconhecidos.