Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Igreja Baptista conclui obra de ampliação até novembro

Data:

Partilhar artigo:

A Igreja Baptista de Alcobaça planeia concluir a empreitada de ampliação do seu espaço no final do próximo mês de novembro. A intervenção, avaliada em 500 mil euros, vai permitir reunir num único edifício o espaço de culto e da Fundação Vida Nova.

A Igreja Baptista de Alcobaça planeia concluir a empreitada de ampliação do seu espaço no final do próximo mês de novembro. A intervenção, avaliada em 500 mil euros, vai permitir reunir num único edifício o espaço de culto e da Fundação Vida Nova.

A obra, que arrancou em agosto de 2019, tem como objetivo unir os dois edifícios pertencentes à Igreja, na Rua Dr. Afonso Lopes Vieira, e adaptar às necessidades da entidade. “Ao longo dos últimos anos a Igreja tem vindo a adquirir apartamentos do edifício ao lado do principal para satisfazer as suas necessidades no que refere a espaços para acolher crianças da valência de Jardim de Infância da Fundação”, explica a diretora técnica da Fundação Vida Nova ao REGIÃO DE CISTER.

Região de Cister - Assine já!

Segundo Ana Reis, em 2017, a Igreja optou por avançar com uma obra para garantir “a segurança” de utentes e fiéis e “ficar apenas com um edifício”. “O desejo é adaptar os dois prédios e criar um único edifício, moderno, para as cerimónias de culto e para receber as crianças”, explica.

No entanto, a obra que se antevia simples tem-se revelado desafiante e cheia de imprevistos. “Falamos de dois edifícios com cerca de 60 anos cada e já tivemos muitas surpresas. Desde plantas originais que não correspondem à realidade das infraestruturas à necessidade de canalizar águas pluviais que, sem que ninguém soubesse, eram responsáveis por sérios problemas de humidade no prédio”, resume.

Neste momento, está a ser destruído o salão de culto e, segundo Ana Reis, tudo deverá começar a fluir mais facilmente. “Creio que a partir de agora a obra vai avançar a bom ritmo. Sei que pode aparentar que a intervenção está parada, mas não é de todo verdade. Foi apenas interrompida durante o confinamento imposto pela pandemia e durante uma semana no mês de agosto”, esclarece.

O decorrer dos trabalhos obrigou à deslocação das crianças do Jardim de Infância da Fundação Vida Nova para a Escola Secundária D. Inês de Castro ao abrigo de uma parceria. “Foi possível encontrar uma solução em conjunto com a Direção da escola e os meninos estão, até ao fim das obras, a ocupar algumas salas vagas”, informa Ana Reis.

No que refere ao culto na Igreja Baptista de Alcobaça, este tem sido restrito aos sábados, pelas 19 horas, e aos domingos, pelas 11 horas, no sentido de dividir, de acordo com as indicações da Direção-Geral de Saúde, o grupo pelo espaço ainda disponível. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Derrota do líder CR Chãs anima reta final da Divisão de Honra de futsal

A luta será (mesmo) até ao último segundo. E há três candidatos! O Centro Social de Évora venceu...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!