Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Inartebaça quer pôr população a debater arte

Data:

Partilhar artigo:

“O acesso à arte promove a paz mundial”. É com este ensinamento de Herbert Read em mente que Patrícia Almeida preside a Inartebaça, uma associação cultural sediada em Pataias e que pretende promover a inclusão e a construção social através da arte.

“O acesso à arte promove a paz mundial”. É com este ensinamento de Herbert Read em mente que Patrícia Almeida preside a Inartebaça, uma associação cultural sediada em Pataias e que pretende promover a inclusão e a construção social através da arte.

O objetivo da associação passa por levar a arte a todas as pessoas, independentemente do estrato social ou das condições económicas. Por isso, a Inartebaça apresenta-se como um “compromisso para com a comunidade”, revela Patrícia Almeida, explicando que o propósito da associação passa pelo esbatimento “das diferenças entre pessoas através da arte” e da utilização da arte como ferramenta de inclusão social. 

Região de Cister - Assine já!

Esse trabalho não é só feito através da produção de arte mas também como apreciação. É nesse sentido que a arte pode promover a paz porque, como defende a presidente da associação, “apesar de a arte ser individual, ajuda a criar ‘pontes’ e tolerância para com os outros”. No fundo, o que Patrícia Almeida quer vincar é que a arte deve ser falada com todos e por todos, “sem medos e sem barreiras” .

Patrícia Almeida acredita que 2016 será o ano de afirmação da Inartebaça. A associação apresentou um projeto cultural, que conta com a comparticipação financeira do município para o desenvolvimento de vários eventos. Uma das ideias da associação passa pela “criação de públicos”. “Hoje em dia tem-se mais acesso à arte mas cada vez menos se conversa sobre arte”, defende Patrícia Almeida.

A associação pataiense já levou alguns dos seus artistas a expôr fora do concelho e até em alguns sítios inesperados. É o caso da exposição “Deep Waters” do artista plástico Luís Gonçalves que continua exposta no Hotel Chiado, em Lisboa, até ao final do ano. Os associados da Inartebaça também já expuseram no Campus da Justiça, em Lisboa, e no Óbidos Lagoon Wellness Retreat, uma unidade hoteleira em Óbidos.

Pode visitar o “quartel-general” da Inartebaça, na casa do pessoal da CIBRA, em Pataias-Gare. Ainda assim, ao contrário da sede, a associação não pretende ter “paredes físicas” que limitem a partilha de convivências com a arte.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!