Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

Intervenções no Mosteiro criam mudanças no circuito de visitas

Data:

Partilhar artigo:

A Direção Geral do Património Cultural (DGPC) vai investir mais de 1 milhão de euros em intervenções no Mosteiro de Alcobaça entre 2019 e 2020.

A Direção Geral do Património Cultural (DGPC) vai investir mais de 1 milhão de euros em intervenções no Mosteiro de Alcobaça entre 2019 e 2020, no âmbito do Programa Portugal 2020, Programa Operacional do Centro. O plano de gestão inclui, entre outras intervenções, a requalificação da antiga portaria, incluindo os claustros denominados de D. Afonso VI e da Prisão ou da portaria e a Sala das Conclusões, na qual será instalada a loja do monumento. As alterações foram reveladas no 3.º Encontro Internacional de Abadias Cistercienses.

A entrada no monumento e a venda de bilhetes deixa de ser feita na igreja e passará, assim, a ser realizada pela ala norte, devolvendo-se à portaria do Mosteiro a sua função primeva. O novo circuito de visita iniciar-se-à pelo antigo Paço Abacial/Portaria do Mosteiro e respetivos claustros D. Afonso VI e da Prisão. Dali, o visitante entra no Claustro do Silêncio (D. Dinis), no qual pode conhecer as várias dependências do Mosteiro, e passa depois para a Igreja pela porta dos monges. Visita a seguir a Sala dos Reis, regressa ao Claustro D. Dinis e volta à ala norte, saindo pela Sala das Conclusões, onde fica instalada a loja. “Esta alteração do circuito permitirá ao visitante um melhor entendimento da organização espácio-funcional de um mosteiro cisterciense, guardando-se para o fim a igreja, ex-libris da arquitetura cisterciense ao nível europeu”, realçou a diretora do Mosteiro. Pretende-se também “dignificar e resguardar o espaço da igreja, não só como espaço de visita mas também como espaço de culto, retirando-se assim as venda de bilhetes e de artigos do seu interior”, acrescentou Ana Pagará.

Região de Cister - Assine já!

Outra alteração foca-se na ala norte do Claustro do Cardeal. No piso térreo será criada uma área de serviços educativos e de apoio a peregrinos, enquanto a zona central será dedicada a serviços administrativos. Para o piso superior da ala norte está também prevista a criação do núcleo museológico e do centro de interpretação do monumento. Na cerca, o Celeiro será dotado de mais infraestruturas que permite a sua utilização mais ampla e frequente, como espaço de auditório ou espetáculos. As fachadas do Mosteiro também serão alvo de intervenção, com limpezas semelhantes às realizadas em 2016, sendo colocadas guardas de segurança nas escadarias e instalado um elevador para visitantes com acessibilidade reduzida.

Já o subdiretor-geral da DGPC revelou que, à semelhança da medida implementada em espaços culturais como o Mosteiro dos Jerónimos, será testado o serviço de bilheteiras eletrónicas, o que levará à recolocação dos funcionários que, até então, se encontravam na bilheteira. Contudo, Filipe Silva reiterou que “os funcionários ficarão mais libertos para poderem proporcionar aos visitantes um acolhimento mais personalizado”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!