Isabel Fonseca desiste da candidatura à Câmara de Alcobaça

Isabel Fonseca mostrou-se indisponível, na última reunião da Comissão Política Concelhia de Alcobaça do PS, para assumir a candidatura à presidência da Câmara de Alcobaça nas próximas eleições autárquicas.

A presidente da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) justificou, em comunicado, o recuo com o facto de “não ter sido possível garantir a concordância necessária relativamente aos perfis desejados de constituição das equipas”. Por outro lado, a socialista argumentou a indisponibilidade para assumir a candidatura com “o afastamento das pessoas em relação à política e o preconceito em relação à ocupação de cargos, que reduziu as expectativas e comprometeu os pressupostos definidos para a candidatura”.

Por sua vez, o PS/Alcobaça reitera, em comunicado, que “desde o início foi dirigido [a Isabel Fonseca] o desafio de liderar uma equipa que pudesse protagonizar o projeto socialista de uma alternativa credível à presidência de Paulo Inácio, sendo condição estar assegurada a continuação do projeto para a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria”. Com este recuo, a indigitada candidata como cabeça de lista à Câmara na lista do PS, que reuniu quase a unanimidade da Comissão Política no início de fevereiro, mostrou-se disponível para se candidatar a um segundo mandato à frente da UFAV, tal como o tinha confirmado ao REGIÃO DE CISTER em agosto de 2016.

Assim, a Concelhia Política de Alcobaça do PS, liderada por César Santos, terá de reiniciar o processo de escolha autárquica, quando faltam pouco mais que cinco meses para as eleições autárquicas. Contactado pelo REGIÃO DE CISTER, César Santos adiantou que “a Concelhia de Alcobaça do PS está a debater o perfil do próximo cabeça de lista socialista à Câmara de Alcobaça”, confessando “estarem divididos entre convidar alguém com um perfil semelhante ou diferente ao de Isabel Fonseca”.

Com este volta-face, o PS ganha um desafio acrescido no próximo despique eleitoral. O partido não vence em eleições em Alcobaça desde 1993, com Miguel Guerra.