Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Marinha desativa engenho explosivo na Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

Os mergulhadores Sapadores da Marinha Portuguesa desativaram, esta sexta-feira, um engenho explosivo encontrado na Nazaré.

Os mergulhadores Sapadores da Marinha Portuguesa desativaram, esta sexta-feira, um engenho explosivo encontrado na Nazaré.

De acordo com um comunicado divulgado pela Marinha, os mergulhadores chegaram ao local pelas 19:30 horas e “iniciaram de imediato os trabalhos de preparação para deflagração do engenho”, identificado como um “Marine Marker”. O “engenho fumígeno utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições” foi detonado cerca das 21 horas “com sucesso”.

Região de Cister - Assine Já!

“Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas”, a Marinha esclarece que “este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento”. A sua composição – “contém fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra (inicia combustão a alta temperatura)” – pode causar “queimaduras graves se em contacto com a pele”.

“Ainda que aparente um estado estável e seguro este tipo de engenhos poderá encontrar-se acionado e totalmente funcional contendo ainda parte da sua carga”, lê-se ainda no comunicado.  “Aquando da sua deteção estes engenhos não devem ser manuseados e /ou removidos devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112”, acrescenta a Marinha.

Já em fevereiro de 2017, foi encontrado um engenho explosivo preso nas redes de pesca de uma embarcação ao largo da Nazaré.

AD Footer

Artigos Relacionados

Diretora do AE Cister foi moderadora da tertúlia “As Mulheres e o 25 de Abril”

Manuela Lourenço, diretora do Agrupamento de Escolas de Cister (AE Cister) moderou, na noite do passado sábado, a...

Concurso Concelhio de Leitura distingue alunos na Biblioteca Municipal de Alcobaça

O auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça será palco, esta tarde, da entrega de prémios relativos ao Concurso...

Escolas da região premiadas no concurso “Clubes Europeus”

Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, Externato Cooperativo da Benedita, Instituto Educativo do Juncal e Agrupamento de...

João Cerejo eleito presidente de mesa do Conselho Distrital da JSD

Depois de ter assumido a liderança da JSD Distrital Leiria, João Cerejo foi eleito presidente de mesa do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!