Ministra da Coesão Territorial inaugura centros escolares da Cela e de Turquel

A ministra da Coesão Territorial inaugurou oficialmente, este sábado, os centros escolares da Cela e de Turquel, que estão a funcionar desde o início deste ano letivo. 

No Centro Escolar da Cela, avaliado em mais de 1 milhão de euros, com 868 mil euros de financiamento comunitário, Ana Abrunhosa apelou a um "trabalho conjunto" com o Centro Cénico da Cela, fazendo o maior "proveito possível" deste investimento. Para a ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, trata-se de "uma das escolas mais bonitas do País".

Já no Centro Escolar de Turquel, a mensagem da governante foi de "desenvolvimento regional", com alicerces na educação e na formação dos mais jovens. A obra de mais de 1,7 milhões de euros e cofinanciada pelo Programa Operacional Centro 2020 em cerca de 1,5 milhões de euros, permitiu criar ainda um auditório, que será aberto à comunidade. Também a antiga escola vai servir de nova sede à Junta de Freguesia de Turquel.

Com as inaugurações dos Centros Escolares de Turquel e Cela, os primeiros no concelho a serem construídos com comparticipação comunitária, e com a empreitada em curso do Centro Escolar de Alfeizerão, restam as obras de requalificação e modernização da Escola Básica 2,3 de Pataias para concluir a Carta Escolar do Município de Alcobaça.