Misericórdia de Aljubarrota avança com obras no Lar de São Nuno

Estão em curso as obras de ampliação do Lar de São Nuno Santa Maria da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota. A empreitada vai criar mais 20 camas que, desde a inauguração da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, em fevereiro de 2016, já têm vaga preenchida. 

“Se tudo correr bem, as obras deverão terminar no início do próximo ano”, confirmou o provedor da Santa Casa ao REGIÃO DE CISTER. “Para Aljubarrota esta é uma grande necessidade”, acrescenta José Carvalho. Avaliada em 350 mil euros, a segunda fase das obras permitirá concluir o projeto do lar que inclui, no total, 40 camas. A obra, avaliada num milhão de euros, foi comparticipada pelo Fundo Rainha Dona Leonor, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da União das Misericórdias Portuguesas, e pela Câmara de Alcobaça, sendo o restante valor suportado pela instituição.

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota é a mais antiga do concelho de Alcobaça e uma das mais antigas do distrito de Leiria, tendo sido fundada em 1516. Em fevereiro de 2016, a Santa Casa de Aljubarrota deu resposta a duas dezenas de idosos, a somar aos 40 que já ajudava no Centro de Dia e às 40 famílias a quem presta serviço no apoio domiciliário. A instituição presta também apoio a 160 crianças dos 4 meses aos 10 anos, além de fornecer refeições diárias a cerca de uma centena de crianças da Escola Básica de Aljubarrota.