Mosteiro de Coz classificado oficialmente como Monumento Nacional

A Igreja de Santa Maria de Coz, juntamente com o seu antigo dormitório e restantes dependências do Mosteiro, foram classificadas oficialmente como Monumento Nacional. A decisão foi tomada em Conselho de Ministros realizado esta quinta-feira.

O Mosteiro de Coz integra um lote de cinco imóveis considerados de “Interesse Nacional”, todavia, “o interesse dos bens enquanto testemunhos notáveis de vivências ou factos históricos” levou a que o monumento fosse agora designado de monumento nacional.

“Este é sem dúvida um dia histórico para todo o concelho de Alcobaça. O legado cisterciense no nosso território é imenso, mas, em termos de perceção pública, estava circunscrito ao Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade", afirma o presidente de Câmara de Alcobaça em comunicado. "Com esta decisão do Governo, faz-se justiça ao Mosteiro de Coz, ao concelho e a esse mesmo legado cisterciense. Alcobaça está de parabéns", acrescenta Paulo Inácio. 

Com a classificação, o Mosteiro de Coz pode agora ser candidatado a fundos para as necessárias obras de reabilitação e de preservação, nomeadamente na sua zona envolvente. De acordo com a autarquia as intervenções vão permitir "modernizar o acolhimento dos seus visitantes".