Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Nazarépic mostra figuras e tradições no Farol

Data:

Partilhar artigo:

Os visitantes do Forte de São Miguel Arcanjo, na Nazaré, têm a possibilidade de aprender mais sobre Napoleão, D. João IV, D. Sebastião, a onda gigante da Praia do Norte ou até mesmo do submarino afundado no Canhão da Nazaré, com a aplicação digital Nazarépic.

Os visitantes do Forte de São Miguel Arcanjo, na Nazaré, têm a possibilidade de aprender mais sobre Napoleão, D. João IV, D. Sebastião, a onda gigante da Praia do Norte ou até mesmo do submarino afundado no Canhão da Nazaré, com a aplicação digital Nazarépic.

O projeto resulta de uma parceria entre o Município da Nazaré e a Altice Portugal, através da PT Empresas, para conceber um projeto de realidade aumentada. 

Região de Cister - Assine Já!

A Nazarépic, uma solução de realidade que alia surf, paisagem, usos e costumes, história e lendas da vila piscatória para dar a conhecer a “cultura e identidade do concelho”. Para isso, basta descarregar a aplicação (disponível gratuitamente na Google Play e, em breve, na App Store) e apontar a câmara do telemóvel para uma das várias placas espalhadas pelo Forte de São Miguel Arcanjo. E nem Walter Chicharro se “safou”: é uma imagem virtual do presidente da Câmara da Nazaré que tem a missão de dar as boas vindas aos visitantes do farol e aos utilizadores da “app” Nazarépic, explicando o conceito e utilização da plataforma. Através da aplicação também será possível observar a onda gigante da Praia do Norte, pela tela do smartphone em realidade aumentada.

A experiência, que está disponível em vários idiomas, será, a partir de agora, “ainda mais inesquecível”, defende João Sousa. O membro do comité executivo da Altice Portugal congratulou o “arrojo e criatividade” do município da Nazaré. “Quisemos associar a tecnologia a um local de turismo como o Farol da Nazaré, trazer mais informação para os visitantes e que saiam daqui com mais informação sobre a vila e a importância que tem na história da formação de Portugal. 

Segundo dados do Município, o Forte de São Miguel Arcanjo atravessa um bom período no que toca ao número de visitantes. E é nesse momento de “tendência de crescimento” que a autarquia apresenta a aplicação, com o objetivo de “capitalizar o prestígio que a região já tem dentro e fora de portas”. “Tenho certo que esta aplicação atrairá ainda mais gente ao concelho em geral e a este espaço em particular”, refere Walter Chicharro.

“É um privilégio contar com a Altice Portugal como parceiro de referência nesta operação tecnológica essencial para a valorização da Nazaré”, acrescenta o autarca. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!