Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Pavilhão Multiusos de Alcobaça deverá estar concluído em ano e meio

Data:

Partilhar artigo:

Já arrancou a construção do novo Pavilhão Multiusos de Alcobaça. O investimento de 4,7 milhões de euros deverá estar concluído no final de 2022.

Já arrancou a construção do novo Pavilhão Multiusos de Alcobaça. O investimento de 4,7 milhões de euros deverá estar concluído no final de 2022.

“É importante que entendam a dimensão e importância desde pavilhão que vai servir toda uma região necessitada de uma infraestrutura multifuncional com características únicas”, declarou o presidente de Câmara de Alcobaça, durante a cerimónia simbólica da primeira pedra que decorreu no terreno onde vai nascer a infraestrutura. De acordo com Paulo Inácio, o investimento vai permitir a criação de condições para “novas dinâmicas sociais e culturais” no concelho que “irão certamente potenciar a sua atratividade”. “Alcobaça está no centro do País e era necessário marcar uma posição no ramo dos congressos empresariais. Além de que era urgente acabar com esta vergonha de organizar a Feira de São Bernardo numa sala sem patamares mínimos de dignidade que o concelho e o evento merecem”, analisou.

Região de Cister - Assine Já!

O arquiteto responsável pelo projeto lembrou que o novo Multiusos de Alcobaça surge de duas premissas: a recuperação de um edifício com pouca utilização e sinais de degradação e a ambição de dotar o concelho de um espaço multifuncional que permita realizar espetáculos, congressos, conferências, jogos, feiras, exposições e apresentações comerciais. “Não fazia sentido ser um espaço tão grande apenas para a feira anual. O projeto foi crescendo e o resultado final é uma estrutura racional, direta e com diferentes valências”, explicou Hélder Delgado, responsável pelos projetos do Centro Escolar de Turquel e das Piscinas Municipais de Pataias.

Deste modo, a operação de “reconversão, upgrade técnico e restyling global” consiste na criação de um átrio de receção e circulação para o público, uma sala principal com características para acolher atividades desportivas ou espetáculos com capacidade para 5 mil lugares em pé e uma sala secundária que pode funcionar como sala de treino ou aquecimento para as provas que se realizarão na sala principal ou até como espaço para jantares e festas corporativas.

O piso térreo inclui ainda blocos de vestiários e balneários, um espaço para a prestação de primeiros socorros e apoio médico, uma área administrativa e um auditório com 100 lugares. No nível superior será criado um conjunto de salas de imprensa com visibilidade para a sala principal e uma sala para convidados VIP. Será também instalado um espaço “lounge” com restauração, bar e uma esplanada, aproveitando o terraço descoberto e vista para a zona do rio alvo de uma intervenção. Para o estacionamento, a Câmara está ainda a preparar um espaço multifuncional no terreno onde ocorre a vacaria e será ainda possível, de forma pontual, estacionar sobre uma plataforma instalada no jardim que atualmente acolhe os concertos da Feira de São Bernardo.

O modelo de gestão ainda não foi delineado, sendo que a decisão ficará a cargo do próximo executivo. “Por enquanto a gestão é da Câmara, mas sublinho que futuramente tem de haver uma Direção de excelência”, asseverou o chefe do executivo.

AD Footer

Artigos Relacionados

Sabores e tradições da Páscoa à mesa em dez restaurantes

Os melhores sabores da Páscoa servem-se à mesa dos dez restaurantes do concelho de Porto de Mós que...

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!