Projeto reúne pais e alunos em caminhada na Nazaré

O projeto “Quero ir a pé para a Escola” arrancou, esta sexta-feira, reunindo mais de duas dezenas de crianças numa caminhada coletiva até ao Centro Escolar da Nazaré.

No âmbito da atividade, desenvolvida em conjunto pelo Gabinete de Educação do Município da Nazaré e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Nazaré, os alunos do 3.º e 4.º ano do Centro Escolar da Nazaré partiram do Pavilhão Municipal da Nazaré em direção à escola. No primeiro dia da realização da iniciativa, dinamizada em colaboração com a PSP e GNR, os encarregados de educação foram convidados a percorrer o trajeto com a restante equipa de forma a comprovar a segurança e a pertinência da atividade.

A iniciativa voltará a repetir-se na próxima quinta-feira para os alunos da EB da Quinta Nova, cujo percurso partirá do Largo de São João, passando por Casais de Baixo e em direção à escola básica. No dia seguinte, a 3 de maio, os alunos dos Raposos percorrerão a Rua de Santo Isidro até à escola. A 9 de maio, os meninos do Jardim de Infância (JI) Bairro dos Pescadores partem do Edifício Onda e percorrerão a marginal até ao JI. No dia 15 de maio, as crianças do Centro Escolar de Valado dos Frades sairão do Centro de Saúde em direção à escola. No dia 16 de maio, os alunos de Famalicão começam o percurso no Centro Recreativo Estrela do Norte. No dia 30 os alunos do Centro Escolar de Valado dos Frades podem voltar a fazer o percurso a pé e no dia 31 a mesma coisa para os alunos do Centro Escolar da Nazaré. 

Integrado no movimento mundial “iwalk”, o projeto promove a caminhada em detrimento do transporte privado, promovendo, assim, o desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais, a autonomia individual da criança no espaço público e a atividade física como aliada no combate à obesidade. A iniciativa vai funcionar como programa-piloto no atual ano letivo, uma vez por semana.

Foto: Município da Nazaré