PS continua a envidar esforços para apresentar candidato

Alcobaça é um dos três concelhos do distrito onde o PS ainda não tem candidato às próximas eleições autárquicas, mas, a cinco meses do ato eleitoral, o líder local do partido desvaloriza o caso. 

Além de Alcobaça, onde o partido não vence desde 1993 e cujo processo de escolha de candidatos sofreu um volte-face após o inesperado recuo de Isabel Fonseca, apenas as Concelhias de Pedrógão Grande e de Leiria ainda não têm cabeça de lista dos socialistas. 

O partido já sondou diversos nomes para assumir a candidatura à Câmara de Alcobaça, mas os convites não têm recebido acolhimento. Ainda assim, o presidente da Comissão Política Concelhia não está “preocupado” com o atraso. “A Concelhia só está preocupada em escolher o melhor candidato”, que consiga corresponder à “relevância do cargo” de presidente da Câmara de Alcobaça, defende César Santos.

O PS/Alcobaça apresentou publicamente o nome de Isabel Fonseca para encabeçar a lista no início do ano mas, no passado mês de abril, a atual presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria mostrou-se indisponível para avançar com a candidatura. Desde então, a Comissão Política do PS tem “analisado o perfil” do futuro candidato, mas sem “qualquer desespero”. O trabalho está a “ser feito com tranquilidade”, ainda que fosse “preferível já ter um candidato apresentado”, assume o presidente do PS/Alcobaça.

O presidente da Federação Distrital de Leiria do partido admite ao REGIÃO DE CISTER que o processo autárquico “não tem sido fácil” em Alcobaça mas que “não há razões para alarmismo”. “O ideal seria termos candidatos há quatro anos, o que permitiria ter uma equipa bem preparada, mas não estou preocupado com a falta de candidato em Alcobaça”, defende António Sales. Além disso, o deputado tem “toda a confiança” em César Santos para “resolver o problema” e “apresentar uma lista séria e ganhadora” nas próximas eleições autárquicas. 

A ratificação dos nomes propostos pelos organismos concelhios está a ser feita e, por vezes, “de acordo com as estratégias de cada candidato”, pode acontecer “mais perto das eleições”. “Em Alcobaça ainda vamos muito a tempo de apresentar o candidato”, conclui António Sales.