Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Região celebra Dia dos Monumentos com visitas e exposições

Data:

Partilhar artigo:

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se, esta quarta-feira, e os municípios da região vão associar-se às comemorações, com a realização de exposições, peças de teatro, concertos e visitas guiadas.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, que terá entrada gratuita, é um dos locais de eleição para a comemoração da efeméride. Estão previstas visitas guiadas e visitas orientadas pelos mais velhos “a partir das suas próprias vivências” para “transmitir aos mais novos as suas memórias, como forma de responsabilização pela salvaguarda do monumento”. As comemorações prolongam-se até esta sexta-feira, com a realização de uma sessão do ciclo de conferências “Manuscritos de Alcobaça. Materialidades, temas e problemas”, este sábado, com uma visita orientada à Sala dos Reis e, este domingo, com uma visita aos túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro.

O município de Alcobaça associa-se às comemorações organizando um dia aberto. Isto é, esta quarta-feira, o Museu do Vinho de Alcobaça, o Museu Raul da Bernarda, a Central da Confluência dos Rios e Mosteiro de Coz terão entrada livre e visitas guiadas. 

Região de Cister - Assine já!

O Museu do Vinho de Alcobaça irá promover a oficina pedagógica “Jogos Tradicionais do Vinha e do Vinho”, dirigida ao público escolar, recriando os jogos populares ligados à tradição vitivinícola. Já o Mosteiro de Coz vai acolher a oficina de cestaria e de artigos de junco. Para completar a programação, a Central da Confluência dos Rios inaugura a exposição museológica digital “Abadia Gráfica”, sobre a vida da empresa produtora de ginja.

As comemorações estender-se-ão a 21 de abril com duas atividades no Mosteiro de Coz: uma visita guiada enquadrada na iniciativa “Na Rota do Património Cultural” e o concerto Polifonias, com o Coral do Orfeão de Leiria e a Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella”, promovido pela Fundação Inatel.

A Nazaré também vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O Centro Cultural da Nazaré vai acolher a peça de teatro “Peixe e Pão”, de Fernando Ybarra, este domingo, pelas 16 horas. Paralelamente, vai estar a decorrer na antiga lota a mostra etnográfica “Usos e Costumes” do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré. Já o Museu Dr. Joaquim Manso, na Pederneira, vai organizar visitas guiadas “centradas no traje tradicional da Nazaré”.

De acordo com a Direção-Geral do Património Cultural, a nível nacional estão previstas 600 iniciativas, organizadas por 540 entidades de 160 concelhos. O mapa do programa completo pode ser consultado aqui.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!