Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Rito Hall da Serra mantém vivas memórias do “Ti Rito”

Data:

Partilhar artigo:

O comércio do “Ti Rito” começou com uma pequena taberna na década de 1940. Foi fundado por Manuel da Costa e instalado na casa do centro da aldeia de São Bento, onde vivia com a mulher e os seis filhos. 

O comércio do “Ti Rito” começou com uma pequena taberna na década de 1940. Foi fundado por Manuel da Costa e instalado na casa do centro da aldeia de São Bento, onde vivia com a mulher e os seis filhos. Mais tarde o edifício foi ampliado e surgiu uma mercearia. A taberna e a mercearia funcionavam no rés do chão da casa e a habitação funcionava no piso superior do edifício. Na mercearia de São Bento era possível encontrar um pouco de tudo, desde comida, bebidas, tecidos, calçado, artigos de higiene, utensílios e até sementes. Era o estabelecimento da aldeia que tinha maior oferta e onde todos iam abastecer.

Entre os anos de 1955 e de 1992 a casa do “Ti Rito” foi taberna, mercearia, ponto de venda de gás e de petróleo, posto de correios e também posto público de telefone. “Era a única casa da aldeia que tinha telefone”, recorda Maria Emília Costa, filha do fundador da casa. Aos domingos também chegou a funcionar como barbearia. “Começámos a ter procura por parte de professoras de todo o País que eram colocadas na região e precisavam de alojamento, dando assim início a mais uma atividade”, acrescenta.

Região de Cister - Assine já!

“Fomos aqui muito felizes”, conta Maria Emília Costa, que viveu nesta casa até se casar, aos 28 anos, tendo voltado mais tarde. Emigrou para Luxemburgo com o marido, onde permaneceu durante quase uma década. Por lá dedicou-se à costura e tomou conta de crianças. Após o regresso a Portugal, agarrou no negócio dos pais e remodelou a casa que passou a funcionar apenas como café. Mais tarde, entregou a casa ao filho e à nora que criaram o “Rito Hall da Serra”.

“Fizemos questão de manter as características do negócio da família, dando um toque moderno ao conceito”, adianta Adélia Gabriel, proprietária do atual espaço que funciona há dois anos como restaurante e desde o ano passado também como alojamento local.

O edifício que foi totalmente remodelado apresenta um conceito rústico contemporâneo, predominando os materiais características da região, como a pedra. O restaurante oferece comida regional, apostando em especialidades como os croquetes serranos, as carnes suculentas, o polvo e o bacalhau à lagareiro.

Com dez quartos, o alojamento local do “Rito Hall da Serra” junta o conforto à tranquilidade da região e oferece vistas deslumbrantes para o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!