Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Três escolas da região identificadas para remoção de amianto

Data:

Partilhar artigo:

Três escolas da região integram a lista de estabelecimentos escolares identificados pelo Governo para remoção e substituição do amianto.

Três escolas da região integram a lista de estabelecimentos escolares identificados pelo Governo para remoção e substituição do amianto.

No concelho de Alcobaça, a Escola Básica da Benedita vai ser alvo de intervenções, enquanto em Porto de Mós as obras vão decorrer na Escola Básica Dr. Manuel de Oliveira Perpétua e na Escola Secundária de Porto de Mós.

Região de Cister - Assine já!

No distrito de Leiria, o Governo ambiciona realizar intervenções em 20 escolas.

A lista que inclui um total de 578 escolas do País foi publicada, esta terça-feira, em Diário da República, estimando-se o custo total das intervenções em 60 milhões de euros, que serão suportados por verbas comunitárias no âmbito de programas operacionais regionais 2020.

O programa para erradicar o amianto nas escolas visa aproveitar o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia da Covid-19.

Embora a utilização de fibras de amianto tenha sido proibida no quadro normativo nacional em 2005, ainda existem vários estabelecimentos de ensino a aguardar obras de remoção. Sobre as empreitadas em questão, a ministra da Coesão Territorial revelou à agência Lusa que “os presidentes das Câmaras vão ser sempre os donos de obras, independentemente de as escolas serem de gestão autárquica ou do Ministério da Educação”.

No entanto, a Quercus alerta que a lista não chega a cumprir a lei até porque “nas escolas existem outros equipamentos com amianto além das coberturas em fibrocimento”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!