Clínica de Santa Maria prima pela qualidade dos serviços

A história da Clínica de Santa Maria conta-se a três vozes, ou se preferir, com três médicos. São eles os gestores da clínica, que têm apostado na qualidade dos serviços médicos que disponibilizam aos seus pacientes.

“A Clínica nasceu da vontade de 32 médicos que prestavam serviço nos Centros de Saúde do concelho de Alcobaça em prestar um atendimento personalizado aos pacientes“, explica João Melo, um dos três sócios e um dos fundadores da clínica. Clínica geral, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia/ obstetrícia, neurologia, pediatria, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, podologia, psicologia, psiquiatria e urologia compõem o vasto leque de especialidades médicas da clínica, sediada em Alcobaça.

São 16 especialidades para 15 médicos externos especialistas que a empresa contrata para “prestar o melhor serviço”, nas palavras de José Silva, outro dos sócios e fundadores. “Temos os melhores nomes no corpo clínico, são eles que são o rosto da clínica e, por isso, devem também vestir a camisola e primar pela qualidade dos serviços“, sublinha o médico João Melo. A neurologia, a psiquiatria, a cardiologia e a ginecologia/ obstetrícia têm sido as especialidades mais procuradas.

A Clínica de Santa Maria dispõe ainda de exames complementares, tais como endoscopia digestiva alta, colonoscopia, retosigmoidoscopia, fibrosigmoidoscopia, eletrocardiograma, pensos, injeções,
tensão arterial, ecocardiograma, ecocardiograma com doppler, espirometria simples, espirometria com prova broncod, espirometria pediátrica e espirometria pediátrica com prova broncod. A terapia da fala, terapia neuromuscular e podologia completam a lista. “Um atendimento bom pagasse mais facilmente do que um serviço mau e caro”, considera José Silva, para quem “nesta área a qualidade é o que difere da concorrência”.

Nesse sentido, já este ano houve uma readaptação das instalações da clínica para disponibilizar os serviços de endoscopia e colonoscopia com anestesia geral. “Já se fazia, mas sem anestesia. Face às
necessidades do mercado, é necessários estarmos sempre atualizados“, sublinha João Melo.

Há cerca de cinco anos, a Clínica de Santa Maria já tinha mudado de instalações, fruto de um elevado investimento dos administradores. Investimento que tem dado os seus frutos, nomeadamente no alargamento da oferta e na melhoria dos serviços. Até final do ano, os administradores pretendem alargar o leque de serviços da clínica aos exames psicotécnicos.

A Clínica de Santa Maria, com portas abertas há mais de 30 anos, tem “chamado” famílias inteiras. “Começou pelos avós, depois pelos pelos pais e agora também os filhos vão à clínica”, recorda o médico
José Silva. É, portanto, uma “casa“ que perdura no tempo.

“Nesta área a oferta é cada vez maior”

Um dos três administradores da Clínica Santa Maria aponta a escolha dos profissionais de saúde, a diversidade de oferta médica e a qualidade do atendimento como os fatores de sucesso da empresa com sede na cidade de Alcobaça.

REGIÃO DE CISTER (RC) > Como se contorna a crise no setor privado da saúde?
JOÃO MELO (JM) > Com qualidade. Apesar de as pessoas terem menos poder de compra, e muitas vezes estarem desempregadas, quando se fala de saúde há preferência pelo bom atendimento e pelo bom serviço.

RC > Na área da saúde, a concorrência dificulta a gestão do negócio?
JM > Nesta área a oferta é cada vez maior. Quando a Clínica Santa Maria abriu havia mais um ou duas na cidade. Hoje em dia o cenário é diferente. No entanto, penso que as pessoas ainda preferem pagar pela qualidade. E é aí que temos de marcar a diferença. A Clínica de Santa Maria tentou sempre ter os melhores médicos com o melhor atendimento possível.

RC > O setor tem vindo a sofrer diversas alterações. Como se adaptaram?
JM > Através de diversos investimentos. Primeiro, mudámos de instalações do centro da cidade para onde hoje é a sede da clínica. Foi um investimento muito elevado, que ainda hoje pagamos. Depois a lista de serviços e especialidade médicas tem vindo sempre a aumentar. Recentemente também disponibilizámos consultas de cessação tabágica. Os profissionais de saúde são a peça fundamental para o bom funcionamento da clínica e esse também tem sido um importante investimento.

BI

Designação: 
Clínica de Santa Maria
Fundação: 
1984
Número de Trabalhadores: 
2
Administração: 
José Silva, António Branco e João Melo
Actividade: 
Clínica médica
Facturação: 
Não divulgado
Principais serviços: 
Consultas de clínica geral, neurologia, psiquiatria, cardiologia, ginecologia/obstetrícia, etc.
Sede: 
Alcobaça
Telefone: 
262 596 105
16
Especialidades médicas compõem a oferta da clínica Santa Maria, que recorre a médicos de renome