Sexta-feira, Outubro 23, 2026
Sexta-feira, Outubro 23, 2026

Escultor Thierry Ferreira regressa à China

Data:

Partilhar artigo:

Em menos de cinco meses, Thierry Ferreira já conquistou a Cisjordânia, a Argentina e, recentemente, regressou à China. O historial das apresentações mundiais ficará completo se lhe juntarmos França, Brasil e Argentina.

Em menos de cinco meses, Thierry Ferreira já conquistou a Cisjordânia, a Argentina e, recentemente, regressou à China. O historial das apresentações mundiais ficará completo se lhe juntarmos França, Brasil e Argentina.
O escultor alcobacense voltou a Pingtan (Província de Fujian), onde participou nas comemorações da inauguração do Parque de Exposição Internacional de Escultura de Pingtan. Neste espaço, apresenta uma réplica em bronze da sua escultura ‘Cubic’.
Através desta obra escultórica, Thierry Ferreira revela uma reflexão sobre a arte pública contemporânea, confrontando-a com a história da arte. Descreve esta peça como “contrariedade da tendência da escultura vertical, que potencia à exaustão a ideia de três dimensões, podendo por isso ser colocada em qualquer posição, forçando assim o espetador a sentir necessidade de visualizar todas as faces da escultura”. E não tem dúvidas de que “mais do que um instrumento político, a escultura é pensamento”.
O convite para a concretização desta peça surgiu, há dois anos, quando Thierry Ferreira se encontrava no Brasil a participar numa residência artística com o escultor chinês e comissário do evento, Liu Yang. 
Tendo como tema ‘Harmonia, desenvolvimento e sonho’, o Parque de Pingtan integra um projeto urbanístico que se estende num percurso de 1 Km. São 48 as réplicas de obras de escultores de renome e artistas de todo o mundo, construídas em diferentes materiais, como pedra, aço inoxidável, bronze e fibra. 
A primeira fase do projeto do artista plástico alcobacense começou a desenhar-se em abril do ano passado, com a realização e o envio de uma maquete para a China. Seguiu-se a produção do modelo e da fundição, com acompanhamento contínuo do processo através de videoconferência. Por fim, a inauguração do Parque. Assim, se vão espalhando pelo mundo as obras de Thierry Ferreira.
 

AD Footer

Artigos Relacionados

Capador… uma casa com quase um século de história

“É uma história de quase um século, que foi passando de geração em geração e que, hoje, temos...

Obras de requalificação da Rua da Piedade poderão ultrapassar os 300 mil euros

A Câmara de Alcobaça vai intervir na Rua da Piedade, via que liga os Casais da Vestiaria à...

Selo de qualidade eTwinning atribuído ao 9.º e 11.º ano

Os projetos “Blue Changemakers – Youth Power for Ocean Sustainability” e “Connected Teenagers”, desenvolvidos por alunos do Agrupamento...

Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República visita IEJ

O Instituto Educativo do Juncal recebeu, no passado dia 13 de outubro, a Comissão de Educação e Ciência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!