Quarta-feira, Julho 2, 2025
Quarta-feira, Julho 2, 2025

Agrupa arranca com recriação do Jogo do Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

A Sala das Conclusões do Mosteiro de Alcobaça vai ser palco, esta quinta-feira, a partir das 11 horas, de uma recriação do Jogo do Mosteiro, jogo de tabuleiro criado e lançado pelo REGIÃO DE CISTER no final do ano passado.

A Sala das Conclusões do Mosteiro de Alcobaça vai ser palco, esta quinta-feira, a partir das 11 horas, de uma recriação do Jogo do Mosteiro, jogo de tabuleiro criado e lançado pelo REGIÃO DE CISTER no final do ano passado.

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Cister (AE Cister) vão lançar os dados e testar os conhecimentos. A atividade, que decorre no âmbito do Agrupa 16.4, vai envolver 72 alunos, do 4.º ao 12.º ano de escolaridade, uma vez que o jogo de tabuleiro foi adaptado para uma versão infantil, com o auxílio de professores do 1º ciclo do Agrupamento, permitindo assim a participação de mais estudantes.

Região de Cister - Assine Já!

Durante a tarde de hoje e amanhã de manhã várias as escolas do agrupamento estarão envolvidas na competição do Jogo do Mosteiro, de modo a apurar os finalistas que vão participar na grande final, que terá lugar às 14:30 horas de amanhã na Biblioteca da Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça.

José Bastos, um dos responsáveis pela iniciativa, conta que “muitos alunos se têm mostrado empenhados”, tendo em conta que “já começaram a lançar os dados na biblioteca das respetivas escolas para que estejam preparados para a competição”. Esta atividade promove, assim, “o gosto pela história de um monumento de referência” que é o Mosteiro, reforça o professor.

Por sua vez, Gaspar Vaz, diretor do AE Cister, enaltece que “o mega Jogo do Mosteiro” é a maior novidade deste ano do Agrupa 16.4, “sendo um denominador comum a todas as escolas”, já que um agrupamento “tem de ter sempre em mente a sua unidade interna, criando oportunidades para todos os elementos”, sublinha o diretor. “Criar interações entre toda a comunidade escolar” é, aliás, um dos grandes objetivos do agrupamento.

Finalizam-se as atividades do Agrupa 16.4, pelas 21 horas de amanhã, com uma gala no Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, que conta com a participação de alunos e professores deste agrupamento.

AD Footer

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!