Quinta-feira, Maio 21, 2026
Quinta-feira, Maio 21, 2026

Agrupa arranca com recriação do Jogo do Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

A Sala das Conclusões do Mosteiro de Alcobaça vai ser palco, esta quinta-feira, a partir das 11 horas, de uma recriação do Jogo do Mosteiro, jogo de tabuleiro criado e lançado pelo REGIÃO DE CISTER no final do ano passado.

A Sala das Conclusões do Mosteiro de Alcobaça vai ser palco, esta quinta-feira, a partir das 11 horas, de uma recriação do Jogo do Mosteiro, jogo de tabuleiro criado e lançado pelo REGIÃO DE CISTER no final do ano passado.

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Cister (AE Cister) vão lançar os dados e testar os conhecimentos. A atividade, que decorre no âmbito do Agrupa 16.4, vai envolver 72 alunos, do 4.º ao 12.º ano de escolaridade, uma vez que o jogo de tabuleiro foi adaptado para uma versão infantil, com o auxílio de professores do 1º ciclo do Agrupamento, permitindo assim a participação de mais estudantes.

Região de Cister - Assine Já!

Durante a tarde de hoje e amanhã de manhã várias as escolas do agrupamento estarão envolvidas na competição do Jogo do Mosteiro, de modo a apurar os finalistas que vão participar na grande final, que terá lugar às 14:30 horas de amanhã na Biblioteca da Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça.

José Bastos, um dos responsáveis pela iniciativa, conta que “muitos alunos se têm mostrado empenhados”, tendo em conta que “já começaram a lançar os dados na biblioteca das respetivas escolas para que estejam preparados para a competição”. Esta atividade promove, assim, “o gosto pela história de um monumento de referência” que é o Mosteiro, reforça o professor.

Por sua vez, Gaspar Vaz, diretor do AE Cister, enaltece que “o mega Jogo do Mosteiro” é a maior novidade deste ano do Agrupa 16.4, “sendo um denominador comum a todas as escolas”, já que um agrupamento “tem de ter sempre em mente a sua unidade interna, criando oportunidades para todos os elementos”, sublinha o diretor. “Criar interações entre toda a comunidade escolar” é, aliás, um dos grandes objetivos do agrupamento.

Finalizam-se as atividades do Agrupa 16.4, pelas 21 horas de amanhã, com uma gala no Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, que conta com a participação de alunos e professores deste agrupamento.

AD Footer

Artigos Relacionados

Vinhos da Quinta da Atela premiados a nível nacional e internacional

A Quinta da Atela, de Turquel, voltou a afirmar-se no setor vitivinícola ao conquistar três medalhas para vinhos...

Campanha de turismo interno lançada em Porto de Mós

O Turismo de Portugal lançou anteontem, no Castelo de Porto de Mós, a campanha “Não Procures Mais Longe....

Festas de Nossa Senhora da Nazaré regressam ao Terreiro do Sítio 26 anos depois

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré vão regressar à zona do Terreiro do Sítio e...

Famalicão terá unidade própria de Proteção Civil

Famalicão vai deixar de depender apenas da resposta municipal em situações de crise e passará a contar com...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!