Quinta-feira, Agosto 20, 2026
Quinta-feira, Agosto 20, 2026

Assembleia Municipal da Nazaré aumenta competências das Juntas

Data:

Partilhar artigo:

A discussão da alteração do plano interadministrativo de delegação de competências para as Juntas aconteceu na reunião extraordinária da Assembleia Municipal, tendo-se decidido aumentar as competências para as três Juntas do concelho da Nazaré.

 A discussão da alteração do plano interadministrativo de delegação de competências para as Juntas aconteceu na última reunião extraordinária da Assembleia Municipal, na passada semana, tendo-se decidido aumentar as competências para as três Juntas do concelho da Nazaré.

Em causa estava a aprovação do órgão consultivo do aumento de delegação de competências para as Juntas de Freguesia. O apoio financeiro foi, em todos os casos, duplicado para fazer face a despesas com “várias obras de proximidade”. A proposta foi aprovada por unanimidade, com vários deputados a “saudar” a delegação de competências para as juntas. 

Região de Cister - Assine já!

Rui Pirralho, presidente da Junta de Valado dos Frades, alertou para a falta de recursos humanos naquela Junta, que dificulta a “realização de várias rotinas essenciais para o normal funcionamento da freguesia”. 

O autarca adiantou que, durante vários meses, esteve “sozinho” ao serviço da população, o que põe em causa a realização de tarefas “essenciais”. “As pessoas podem não ter noção mas há várias coisas que é preciso fazer diariamente e sem recursos humanos é muito difícil”, lamenta Rui Pirralho, referindo-se, por exemplo, ao pavilhão gimnodesportivo da vila, “que tem uma afluência brutal todos os dias e precisa de um funcionário a tempo inteiro” para manter aquele equipamento.

Para tentar contornar a falta de recursos humanos, a Junta de Valado dos Frades vai utilizar uma parte do “envelope financeiro” das delegações de competências para empregar um funcionário. Além disso, Rui Pirralho adiantou, também, que a Junta vai empregar, através de um protocolo com o Ceeria e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, uma pessoa portadora de deficiência para desenvolver vários trabalhos na freguesia.

Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, garantiu que “estará atento a todos os problemas” e que as transferências financeiras da delegação de competência acontecerão regularmente, de modo a manter a “saúde financeira” das Juntas.

Mas Graciano Dias (Partido da Terra) foi mais longe e acrescentou que “em vez de se delegar competências na empresa municipal Nazaré Qualifica, deveriam ser aumentadas as delegações para as Juntas”.

 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Atropelamento em Aljubarrota provoca ferimentos graves a homem de 80 anos

Um homem de 80 anos ficou em estado grave depois de ter sido vítima de um atropelamento, ocorrido...

Obras no IC9 arrancam em breve e EN8 em Aljubarrota fecha a partir de 24 de agosto

O acesso e saída do IC9 pela rotunda da Rua de Leiria, em Alcobaça, vai ser alvo de...

Grupo Desportivo e Recreativo Pisoense prepara festa de dois dias para assinalar 80 anos

O Grupo Desportivo e Recreativo Pisoense celebra, nos dias 18 e 19 de setembro, o seu 80.º aniversário,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!