Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

Câmara de Alcobaça aprova concurso da ALEB

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade, a empreitada de construção da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), uma obra estimada em mais de 8 milhões de euros e que tem comparticipação assegurada de 3,4 milhões de euros.

A Câmara de Alcobaça aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade, a empreitada de construção da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), uma obra estimada em mais de 8 milhões de euros e que tem comparticipação assegurada de 3,4 milhões de euros.

Com prazo de execução de 16 meses, a obra poderá arrancar no próximo verão, após o visto do Tribunal de Contas.

Região de Cister - Assine Já!

O terreno da Quinta da Serra foi adquirido pela autarquia em 2005 por 5,3 milhões de euros, mas o facto de estar integrado no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e de estar destinado a área florestal motivou grande polémica. Década e meia depois, o projeto está pronto a arrancar, depois de ultrapassadas “todas as vicissitudes”, conforme explicou o presidente da Câmara.

Paulo Inácio recordou que este foi “um processo em que muita gente se empenhou” e explicou, ainda, que a Câmara ainda “não definiu o modelo de governança para a ALEB”, deixando em aberto todas as possibilidades.

“Este é um dia histórico”, afirmou o chefe do executivo municipal, secundado pelo vereador Carlos Bonifácio (CDS/PP). O antigo vice-presidente considerou que a compra do terreno, no derradeiro mandato de José Gonçalves Sapinho (PSD) era “um risco calculado” e lamentou que o negócio tenha sido “alvo de uma participação criminal”. César Santos (PS) também falou de um dia “em que se faz história e de grande importância para o concelho”.

A futura Zona Empresarial Responsável da Benedita, com uma área de 53,7 hectares, será constituída por 76 parcelas que se destinam à instalação de indústria, logística, armazenagem, comércio e serviços.

Entre as medidas de compensação ambiental a que a autarquia se comprometeu com a construção da ALEB está a plantação de um bosque mediterrânico.

Entretanto, a empreitada de beneficiação do troço do IC2 na zona na Benedita vai contemplar uma rotunda de acesso à ALEB na Avenida da Igreja, devendo avançar em 2020.

AD Footer

Artigos Relacionados

Emanuel Souto é o novo comandante dos Bombeiros de São Martinho do Porto

Emanuel Souto é o novo comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto (AHBVSMP). O...

Livro de Isabel Ricardo volta a ser distinguido nos EUA

Depois de ter sido distinguido com 5 estrelas no passado mês, o livro "The Adventurers and the Enigma...

Sobre duas palavras e inevitáveis

Podemos tentar esquecer, desvalorizar, mas o que ouvimos, se for importante, fica cá dentro, molda-nos, muda-nos, enforma-nos. Susana Santos Num...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!