Domingo, Agosto 31, 2025
Domingo, Agosto 31, 2025

Covid-19: Alcobaça prepara hospital de campanha

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça vai implementar, a partir desta quinta-feira, um plano de contingência para a instalação de um hospital de campanha no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Alcobaça.

A Câmara de Alcobaça vai implementar, a partir desta quinta-feira, um plano de contingência para a instalação de um hospital de campanha no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Alcobaça. A medida foi anunciada pelo presidente da Câmara.

Com o objetivo de “precaver quer o agravamento do cenário atual quer alguma situação mais crítica que possa ocorrer nas IPSS do concelho”, o chefe do executivo municipal já determinou a limpeza e higienização integral por uma empresa certificada do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Alcobaça. Será ainda feita uma revisão e adaptação das infraestruturas de fornecimento de água, eletricidade e saneamento deste espaço e esta sexta-feira serão fornecidas pelas Forças Armadas Portuguesas (fuzileiros) 40 camas com colchões para serem acomodadas no respetivo equipamento.

Região de Cister - Assine Já!

“Com este dispositivo, ficamos preparados para, em apenas 24 horas e em caso de necessidade, montar um hospital de campanha ou uma estrutura apoio às IPSS”, explica Paulo Inácio.

Em Caldas da Rainha foram esta segunda-feira montados dois hospitais de campanha “para prevenir e acautelar a capacidade de resposta hospitalar ao surto de coronavírus”, explica a autarquia, que se articulou com o Centro Hospitalar do Oeste Norte (CHON) e a autoridade de saúde local para adaptarem o Pavilhão da Mata, próximo do CHON, e o Centro de Alto Rendimento de Badminton. Cada um dos hospitais de campanha tem capacidade para receber 30 doentes.

Em Leiria, o Estádio Municipal está também a ser preparado para a eventualidade de ser necessário ali instalar gabinetes de consulta médica e de isolamento, por forma a “aliviar os centros de saúde e o hospital, evitando novos focos de contágio”, anunciou esta terça-feira o presidente da Câmara, acrescentando que a medida visa acautelar também o risco de colapso dos serviços.

O objetivo, esclarece Gonçalo Lopes, é “criar um centro de diagnóstico móvel, tipo ‘drive thru’”, em articulação com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, com os municípios da área de influência do Hospital,-  entre os quais Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós – e com as autoridades de saúde, para facilitar os testes laboratoriais a casos suspeitos de infeção por Covid-19. O serviço destina-se unicamente a suspeitos referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!