Quinta-feira, Novembro 5, 2026
Quinta-feira, Novembro 5, 2026

EB1 do Juncal vence prémio “Escola Missão Continente”

Data:

Partilhar artigo:

A Escola Básica do Juncal arrecadou o 1.º lugar nacional no 2.º desafio anual do programa “Escola Missão Continente” e conquistou um prémio de 1.250 euros em material lúdico-pedagógico ou desportivo.

A Escola Básica do Juncal arrecadou o 1.º lugar nacional no 2.º desafio anual do programa “Escola Missão Continente” e conquistou um prémio de 1.250 euros em material lúdico-pedagógico ou desportivo.

Os alunos do 1.º ao 4.º ano da escola do Juncal (turmas 1JNC, 2JNC, 3JNC, 4JNC, 5JNC) desenvolveram uma história em formato de vídeo, na qual a personagem “Junquinho” ensina a mãe a fazer compras mais sustentáveis, dando-lhe dicas e conselhos. As vozes off das personagens foram realizadas pelos alunos, assim como os diversos cenários, o que, segundo a organização da competição, reflete o “envolvimento das crianças ao longo de todo o processo de construção”.

Região de Cister - Assine já!

O projeto foi coordenado pela professora Fátima Mendonça, coordenadora de escola e de apoio educativo e contou, ainda, com a participação dos professores titulares e de apoio educativo – Isabel Lopes, Nelson Fonseca, Maria João Fonseca, Natália Caeiro, Agar Almeida, Cristina costa, Isabel Jorge. Também o apoio dos assistentes operacionais e encarregados de educação foi solicitado.

Para garantir que a mensagem chegava aos encarregados de educação, os alunos criaram também um jogo de cartas através do qual aprenderam sobre a sustentabilidade e escolhas saudáveis. No âmbito da iniciativa foram, ainda, desenvolvidas outras atividades, com foco na educação alimentar, com a construção de sacos de pano para as compras, a criação de uma bandeira de Portugal com rolhas de cortiça para promover a compra de produtos nacionais.

Na 5.ª edição da iniciativa estão inscritas 437 escolas e mais de 40 mil alunos estão a participar em todas as atividades do programa, que foi adaptado ao contexto de pandemia.

AD Footer

Artigos Relacionados

Câmara da Nazaré volta a desobstruir foz do Rio Alcoa e pede solução definitiva

A Câmara da Nazaré avançou com a desobstrução da foz do Rio Alcoa, que se encontrava completamente fechada...

Obras de estabilização na Rua Miguel Bombarda já iniciaram e custam 700 mil euros

Encontram-se a decorrer as obras de estabilização do escorregamento na Rua Miguel Bombarda, junto ao cruzamento com a...

Reabilitação dos passadiços de Paredes da Vitória está em fase de conclusão

Está em fase de conclusão a requalificação das infraestruturas de apoio balnear da Praia de Paredes da Vitória,...

DaTerra lança projeto para regenerar ecossistemas

Recuperar áreas degradadas, criar um banco de sementes e um viveiro, desenvolver uma horta comunitária e envolver a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!