Depois de ter estado em Espanha, no início deste mês, com dois bonecos gigantes do espetáculo “Lúmen-uma história de amor”, a S.A. Marionetas ruma agora até à Tunísia para orientar uma formação de marionetas de grande dimensão no Centre National d’Art de la Marionnette, na cidade de Tunes, capital do país.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A masterclasse que teve início no passado dia 15 e que se prolonga até ao dia 1 do próximo mês é destinada a alunos daquela instituição, tendo o convite surgido da direção do Centro Nacional da Arte da Marioneta Tunisino, que “reconheceu o trabalho da companhia ao longo dos últimos 25 anos”, avança a companhia alcobacense, através de comunicado.
O objetivo desta formação é a criação de uma nova marioneta gigante, que será depois apresentada na abertura das 4.ªs Jornadas de Artes da Marioneta de Carthage. Ao mesmo evento, no dia 4, a S.A. Marionetas leva também o teatro “Dom Roberto”.
No passado dia 5, a companhia de teatro e bonecos abriu a “Cabalgata de Reyes” (Cavalgada de Reis) de Madrid com “Lúmen-uma história de amor”, tendo estado em destaque num dos principais desfiles da capital espanhola.
De regresso a Portugal, o grupo apresenta o livro “S.A.Marionetas – 25 anos a trabalhar para o boneco”, no dia 24 do próximo mês, na Livraria Arquivo, em Leiria. A autobiografia que assinala os 25 anos da companhia relata o trajeto do grupo e conta peripécias das digressões internacionais e outras aventuras, através de fotografias, textos, depoimentos e entrevistas.
Em março, a companhia leva a diferentes freguesias do concelho de Pombal “Etc…”, um original de José Gil, Natacha Pereira e Sofia Vinagre com manipulação de José Gil, Natacha Pereira e Sofia Vinagre, com o qual a companhia foi distinguida com o “Prize for Acting/ Manipulation Skills” (Melhor manipulação) na 30.ª edição do Subotica International Children’s Theatre Festival, evento que se realizou na Sérvia, em setembro.