Sábado, Agosto 8, 2026
Sábado, Agosto 8, 2026

Alunos do Politécnico de Leiria desenvolvem projetos para proteger agricultura do Oeste

Data:

Partilhar artigo:

Proteger e melhorar as produções agrícolas do Oeste foram os grandes objetivos de três projetos dos estudantes do mestrado em Biotecnologia dos Recursos Marinhos, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria, apresentados no passado dia 4 de junho, no âmbito da terceira edição da Blue & Green Academy.

Nos três projetos, os alunos, com o apoio de mentores da indústria e da academia e de investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-IPLeiria), procuraram encontrar soluções de origem marinha para aplicar na agricultura.

O primeiro projeto “confirmou o potencial das microalgas como bioestimulantes de plantas com propriedades antifúngicas”. No segundo trabalho, foi apresentado “um produto que permite a libertação prolongada de um extrato de macroalgas, eficaz contra micro-organismos patogénicos”. Já o terceiro projeto consistiu no desenvolvimento de “um revestimento para sementes, destinado a promover a saúde e a produtividade das plantas”.

Região de Cister - Assine Já!

Em comunicado, o Politécnico de Leiria informa que “ao longo de dois meses, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com a indústria e a academia em sessões concebidas para aumentar a sua compreensão dos problemas enfrentados por diferentes tipos de produção agrícola”. Na mesma publicação, o estabelecimento de ensino acrescenta que, durante aquele período, os alunos “tiveram também a possibilidade de testar algumas das soluções em pequena escala, podendo agora aprofundar os resultados obtidos”.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

DaTerra prepara mural comunitário na antiga escola da Mélvoa

A DaTerra – Associação para o Desenvolvimento Sustentável está a concluir um novo mural comunitário na antiga escola...

Água de Madeiros recupera bar e prepara novo restaurante

Menos de seis meses depois de ter sido devastado pela tempestade Kristin, o Bar de Água de Madeiros...

Gatos e problemas de higiene motivam queixas na vila

O excesso de animais errantes, sobretudo gatos, e os problemas de higiene associados foram levados à reunião da...

Maçã, chita e tradição em destaque no São Bernardo

A Feira de São Bernardo regressa a Alcobaça com um programa que o presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!