Sábado, Setembro 13, 2025
Sábado, Setembro 13, 2025

Alunos do Politécnico de Leiria desenvolvem projetos para proteger agricultura do Oeste

Data:

Partilhar artigo:

Proteger e melhorar as produções agrícolas do Oeste foram os grandes objetivos de três projetos dos estudantes do mestrado em Biotecnologia dos Recursos Marinhos, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria, apresentados no passado dia 4 de junho, no âmbito da terceira edição da Blue & Green Academy.

Nos três projetos, os alunos, com o apoio de mentores da indústria e da academia e de investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-IPLeiria), procuraram encontrar soluções de origem marinha para aplicar na agricultura.

O primeiro projeto “confirmou o potencial das microalgas como bioestimulantes de plantas com propriedades antifúngicas”. No segundo trabalho, foi apresentado “um produto que permite a libertação prolongada de um extrato de macroalgas, eficaz contra micro-organismos patogénicos”. Já o terceiro projeto consistiu no desenvolvimento de “um revestimento para sementes, destinado a promover a saúde e a produtividade das plantas”.

Região de Cister - Assine já!

Em comunicado, o Politécnico de Leiria informa que “ao longo de dois meses, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com a indústria e a academia em sessões concebidas para aumentar a sua compreensão dos problemas enfrentados por diferentes tipos de produção agrícola”. Na mesma publicação, o estabelecimento de ensino acrescenta que, durante aquele período, os alunos “tiveram também a possibilidade de testar algumas das soluções em pequena escala, podendo agora aprofundar os resultados obtidos”.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Uma fotografia apressada em tempos de férias

Decidimos ir, nas férias deste ano, aos territórios de Bach, a Turíngia e a Saxónia. Acho que fizemos...

REGIÃO DE CISTER inicia debates autárquicos em Porto de Mós

O REGIÃO DE CISTER vai iniciar, na próxima semana, o ciclo de debates autárquicos, que juntará os candidatos...

Juventude tímida na corrida autárquica

Com apenas 24 anos, Diogo Ramalho já fez história como o mais jovem cabeça de lista de sempre...

Telmo Cipriano: “Há grandes obras que resultam de ideias de pessoas com menos estudos”

A CDU nunca elegeu representantes para o executivo municipal em Porto de Mós, apostando no pasteleiro Telmo Cipriano,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!