O padre Gianfranco Bianco, pároco da Benedita, tomou posse recentemente como cónego do Patriarcado de Lisboa. A nomeação foi efetuada no passado mês de março, mas o sacerdote apenas tomou posse no passado mês de maio, durante a celebração das Vésperas Solenes da Ascensão do Senhor.
“Foi com uma alegria imensa que recebi a nomeação. Trata-se de um voto de confiança do patriarca no sentido de auxiliar no governo e na pastoral da diocese”, começou por elencar em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
Para Gianfranco Bianco, “não é um título pessoal, mas que representa todas as comunidades que serviu (e serve) enquanto pároco”. No desafio que abraçou recentemente, o padre espera “conseguir corresponder às expectativas e auxiliar o melhor possível na nova função”.
Nascido a 2 de outubro de 1972, Gianfranco Bianco foi ordenado padre em 1998, liderando a paróquia da Benedita desde 2013. Foi agora um dos sete cónegos nomeados para o Patriarcado de Lisboa. Com os sete cónegos eleitos, o Cabido de Sé Patriarcal de Lisboa passa a integrar 28 membros, sendo cinco jubilados.