As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Alcobaça vão disponibilizar mais 16 vagas para crianças. A informação foi avançada pelo Município de Alcobaça, em comunicado, no qual também dá conta da assinatura do protocolo para prolongamento dos horários das creches em Alcobaça e Nazaré, numa cerimónia que decorreu este dia 30 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Alcobaça.
A assinatura do protocolo para prolongamento dos horários das creches foi celebrada entre 14 IPSS (11 de Alcobaça e 3 da Nazaré) e o Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, representado pelo diretor, João Paulo Pedrosa, permitindo “alargar o horário de funcionamento de sete para mais de 11 horas diárias mediante uma comparticipação mensal variável para cada instituição, por parte da Segurança Social”, de acordo com a mesma nota.
O protocolo assinado abrange, em Alcobaça, as seguintes IPSS: Centro de Bem-Estar Social da Maiorga, Centro Cénico da Cela, Centro de Bem-Estar Infantil de Alcobaça, Centro Social e Paroquial da Benedita, Centro Social e Paroquial de Turquel, Centro Social e Paroquial do Bárrio, Fundação Manuel Francisco Clérigo (São Martinho do Porto), Fundação Maria e Oliveira (Alcobaça), Fundação Vida Nova (Alcobaça), Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota e Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro. Já na Nazaré, o Centro Social de Valado dos Frades, o Centro Social da Freguesia de Famalicão e a Confraria Nossa Senhora da Nazaré são as IPSS que serão abrangidas pelo acordo.
Na cerimónia, o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, reforçou o voto de confiança em todas as instituições, vincando o compromisso em apoiar as mesmas.