O Centro de Saúde de Évora de Alcobaça, que estava encerrado desde o primeiro trimestre de 2022, reabriu no final da semana passada, anunciou a Junta em comunicado, referindo que numa “fase inicial será apenas um dia por semana”, algo que é “manifestamente insuficiente para as necessidades da nossa freguesia”, lê-se também.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“A nossa intenção é que, no futuro, possa funcionar mais dias”, salientou o presidente da Junta ao REGIÃO DE CISTER, notando que aquela extensão de saúde serve 1.800 utentes. “Esta reabertura vai permitir chegar a uma parte da população, sendo que vai continuar a ser atendida na USF Pedro e Inês como já acontecia”, referiu Fernando Azeitona.
Ainda no comunicado, é mencionado o “conhecimento da falta de recursos humanos na área da saúde, o que afeta o bom funcionamento dos cuidados primários de saúde”. “Aos utentes, quero dizer que lutamos desde a primeira hora contra o encerramento do centro de saúde de Évora. Batemos a várias portas, e lamentavelmente, por parte dos governantes do anterior governo nunca obtivemos resposta”, lê-se ainda na missiva.