Sábado, Fevereiro 21, 2026
Sábado, Fevereiro 21, 2026

Arte no feminino em destaque na Biblioteca José Soares

Data:

Partilhar artigo:

A Biblioteca Municipal José Soares da Nazaré acolhe, até ao próximo dia 29, a Semana Arte Mulher que nesta 4.ª edição é dedicada à cidadania.

A iniciativa organizada pelo Município da Nazaré e produzida pela Editorial Novembro celebra a arte no feminino e promove a igualdade de género volta a reconhecer o trabalho das mulheres nas mais diversas áreas, com a missão de valorizar as suas contribuições a nível artístico, cultural e social.

Nesse sentido, serão atribuídos 12 prémios a personalidades e entidades que se distinguiram pelo seu trabalho em prol da cultura, da igualdade de género e da coesão social.

Região de Cister - Assine Já!

Rosabela Afonso, na literatura, Dina Aguiar, na comunicação, Ana Bela Isaac, na identidade e cultura, Sara Barros Leitão, nas artes cénicas, Luísa Amaro, na música, e Elza Pais, na igualdade e cidadania, são algumas das personalidades que vão ser galardoadas na cerimónia que decorre este sábado, no auditório da biblioteca, com início às 16 horas.

Uma hora depois realiza-se a sessão de lançamento do livro “Confidências do Coração”, da autoria de Filomena Gomes, seguindo-se um momento musical protagonizado pela escritora que cantará acompanhada por Fernando Espanhol, na guitarra, e Lídia Correia, no órgão.

Outro dos destaques da programação da 4.ª edição da Semana Arte Mulher é a exposição “A exposição “Rostos de Pedra, Almas de Mulher”, de Esperança Matos, que foi inaugurada no passado dia 7 e que pode ser visitada no átrio da Biblioteca da Nazaré, até ao próximo dia 29.

Através de uma coleção de esculturas que “capturam a força, a resiliência e a beleza da mulher”, a mostra pretende homenagear a arte no feminino, convidando o público a refletir sobre o seu impacto na sociedade.

“Convidamos toda a comunidade a participar neste evento e a celebrar conosco o talento e a dedicação das mulheres que contribuem para o enriquecimento cultural da nossa sociedade”, realça o presidente da Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira.

Através de um comunicado, a comissária e produtora do evento, Avelina Ferraz, destaca que a Semana Arte Mulher se tem vindo a afirmar como “um espaço de reflexão e reconhecimento do papel da mulher na sociedade, promovendo o debate sobre temáticas fundamentais para o desenvolvimento social e cultural”.

No mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, o público é convidado a olhar ara a expressão artística no feminino na Biblioteca Municipal José Soares da Nazaré e a refletir sobre o seu verdadeiro papel nos dias de hoje.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Atletas da região em grande plano nos nacionais

Foi um fim de semana em grande para os representantes da região nos nacionais de pista curta, que...

Stone Dead anunciam regresso com o lançamento do disco “Milk”

Os Stone Dead estão de regresso com um novo álbum.Depois do sucesso do álbum de estreia “Good Boys”,...

Mr. & Mrs. Bee transforma néctar em ouro líquido

Sabia que existem dois tipos de mel? É verdade: o mel multifloral, que resulta do néctar de várias...

Epadrc promove bem-estar junto da comunidade escolar

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), em Alcobaça, tem vindo a desenvolver, ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!