O beneditense João Pedro Silva é um dos 14 candidatos à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) para o mandato 2025-2029. Antigo vogal da CAO, o triatleta assumiu o cargo interinamente em março
deste ano, substituindo Diana Gomes, que transitou para as funções de secretária-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP).
João Silva é elegível para uma das nove vagas que estarão em sufrágio no próximo dia 5 de maio, entre as 14 e as 15 horas, na sede do COP, em Lisboa, entidade à qual a CAO é parte integrante.
Podem votar todos os atletas olímpicos, no ativo ou já retirados, que tenham participado nas últimas quatro edições dos Jogos Olímpicos. Assim, a região poderá votar através dos triatletas Melanie Santos e João Silva, bem como do nadador Francisco Santos e do futebolista Ricardo Esgaio.
Com 35 anos, João Pedro Silva, o mais olímpico de sempre na região de Cister – competiu em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020 – está na corrida ao lado de várias personalidades de destaque do olimpismo português, nomeadamente o canoísta Fernando Pimenta, a judoca Catarina Costa e as atletas Cátia Azevedo e Marta Pen Freitas.
De acordo com o COP, os cargos de presidente, vice-presidente e secretário-geral serão designados entre os membros eleitos da nova direção, cuja composição “deverá ser equilibrada e representativa”.