Terça-feira, Fevereiro 3, 2026
Terça-feira, Fevereiro 3, 2026

Pais subscrevem petição para libertar peso das mochilas

Data:

Partilhar artigo:

O REGIÃO DE CISTER foi ouvir a opinião de dois representantes de associações de pais dos concelhos de Alcobaça e Nazaré sobre a petição nacional que visa diminuir o peso da mochila dos alunos portugueses. “Os nossos filhos não podem andar com o mundo às costas” é o título da petição entregue na Assembleia da República.

“Os nossos filhos não podem andar com o mundo às costas” é o título da petição, que reúne quase 50 mil assinaturas, a pedir um limite para o peso das mochilas dos alunos portugueses. O documento foi entregue na Assembleia da República e foi elaborado, entre outros, pela Confederação Nacional das Associações de Pais. A ideia foi também defendida pelo secretário de Estado da Educação, João Costa.

A petição ultrapassou amplamente o patamar mínimo de 20 mil assinaturas, para que pudesse chegar ao Parlamento. Catarina Melo, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Centro Escolar de Alcobaça (Apeeacea), foi uma das subscritoras. “Esta é uma temática a debater e para a qual é necessária uma solução imediata”, defende.

Região de Cister - Assine já!

“A situação já está a colocar em risco a saúde de crianças e jovens. Não é algo que ainda está para acontecer, como alega o Governo”, afirma Catarina Melo, acrescentando que “qualquer pessoa que pegue numa mochila escolar, percebe imediatamente quão nefasta é a brutalidade de peso suportado por uma criança”.

A presidente da Apeeacea espera, também, que a petição “ajude a agilizar toda a burocracia inerente à emissão de pareceres, criação de Leis ou decretos de lei, uma vez que é urgente retirar peso às mochilas, aplicando finalmente as soluções possíveis”.

Por sua vez, o representante da Associação de Pais do Externato Dom Fuas Roupinho (EDFR), na Nazaré, espera que “a petição seja o início de uma discussão séria e consequente sobre o tema, não tendo que ser novamente reiniciado este processo daqui a alguns anos”. João Delgado sublinha que “o importante é que se faça uma educação para a saúde, salvaguardando as gerações futuras de apresentarem problemas ou predisposições para o aparecimento de diversas doenças relacionadas com a coluna, como é o caso de escolioses, dores de costas e hérnias discais”. 

Na visão deste encarregado de educação, as escolas “devem estar equipadas com cacifos seguros, permitindo aos alunos o armazenamento do material escolar em segurança, assim como é importante que os professores comuniquem previamente o material escolar necessário para a realização da aula, evitando o transporte de material desnecessário”.

O representante de pais, que também assinou a subscrição, acrescenta ainda que os encarregados de educação devem envolver-se e ajudar os seus educandos na preparação da mochila escolar, “de modo a evitar o transporte de material desnecessário, tal como no combate ao sedentarismo, incentivando a prática de desporto e outros hábitos salutares”. 

O Governo defende que uma solução para o peso das mochilas “tem de passar por uma abordagem mais abrangente, que não se limite a criar novas leis, mas que tenha em conta as realidades de cada escola”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem morre no concelho de Porto de Mós após queda de telhado de armazém

Um homem faleceu esta segunda-feira no concelho de Porto de Mós na sequência de uma queda de um...

Jovens lançam nova agência criativa com ADN em Alcobaça

Ana Oliveira e Carolina Albuquerque, de 28 anos, e Renata Monteiro, de 27, são as três jovens empreendedoras...

Escola Básica conquista concurso Repórter Electrão

A Escola Básica de Pedreiras, em Porto de Mós, foi distinguida com o primeiro prémio, referente ao 1.º...

Doações de sangue com pior registo das últimas três décadas

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Alcobaça recebeu 774 dádivas de sangue no ano...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!