Terça-feira, Novembro 4, 2025
Terça-feira, Novembro 4, 2025

Faleceu o pintor José Nuno Monteiro

Data:

Partilhar artigo:

O artista plástico José Nuno Monteiro faleceu, este domingo, aos 81 anos.

O artista plástico José Nuno Monteiro faleceu, este domingo, aos 81 anos.

Natural da Ilha de Santa Maria, nos Açores, veio para Alcobaça em 1961 para ensinar a disciplina de Desenho na Escola Técnica de Alcobaça.

Região de Cister - Assine já!

Descrito como um “sonhador à solta”, José Nuno Monteiro esteve ligado à criação da Casa da Amizade, uma “associação cultural informal”. Segundo uma nota escrita por antigos alunos e amigos, o trabalho do artista permitiu abrir a “vida social e cultural” da cidade, que se encontrava “muito fechada e conservadora”. 

A Casa da Amizade foi “um espaço mágico de discussão e encontro” no qual, aos fins de semana, estudantes e jovens adultos se encontravam para debater vários assuntos, como casamento e sexualidade, agricultura, artes plásticas, cinema, filosofia, música. A associação realizou, ainda, diversas encenações de textos dramáticos e várias excursões pelo País.

O funeral do artista plástico está marcado para esta quarta-feira, na Igreja de Santa Isabel em Lisboa, às 10:15 horas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Alcobacense Rui Morais no Conselho de Administração do CCB

O alcobacense Rui Morais foi nomeado vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB),...

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!