Domingo, Fevereiro 1, 2026
Domingo, Fevereiro 1, 2026

Covid-19: Centro Hospitalar de Leiria disponibiliza mais camas em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou, esta sexta-feira, a disponibilização de mais 30 camas em enfermaria, para um total de 202, na sequência da ativação do nível V do Plano de Resposta covid-19 – camas nível I.

Em comunicado, o CHL anuncia que, “devido ao novo crescimento de incidência da covid-19 e à pressão existente no internamento covid-19”, com elevado volume de doentes internados em camas de nível I. As camas desta tipologia são as utilizadas nas enfermarias.

Aquele nível do Plano de Resposta preconiza “a disponibilização de 202 camas de nível I, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André, em Leiria, e no Serviço de Medicina Interna no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira”, com efeitos desde quinta-feira.

Região de Cister - Assine Já!

O conselho de administração adianta que estas medidas “serão monitorizadas – e divulgada a sua atualização – sempre que considerar necessário, apelando para que os utentes com sintomas da área respiratória, antes de se dirigirem à urgência, contactem a Linha Saúde24 e se desloquem à ADR-C (área dedicada às doenças respiratórias). Em Leiria funciona até dia 27 no Pavilhão Gimnodesportivo dos Pousos, todos os dias das 14 às 20 horas ou dirijam-se às ADR-C dos seus centros de saúde.

“É muito importante travar o contágio, pelo que é fundamental os cidadãos ficarem em casa sempre que for possível e, se não for, cumprirem escrupulosamente as regras de distanciamento social, uso de máscara e etiqueta respiratória”, pede o CHL, que integra os hospitais de Leiria, Pombal e Alcobaça.

Já esta terça-feira, o CHL anunciava que tinha mais 52 camas em enfermaria para tratamento de doentes covid-19, divididas pela torre nascente do Hospital de Leiria e o Serviço de Medicina Interna do Hospital de Alcobaça.

Num comunicado, o CHL explicava que “devido ao novo crescimento de incidência da covid-19 e à elevada afluência e permanência de doentes na área dedicada a doentes com suspeita de Infeção Respiratória nos Serviços de Urgência (ADR-SU)”, o conselho de administração deliberou “ativar o nível IV do Plano de Resposta covid-19 — camas nível I”.

Aquele nível do Plano de Resposta “preconiza a disponibilização de 172 camas de nível I, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André, em Leiria, e no Serviço de Medicina Interna no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira”, explicou o CHL.

AD Footer

Artigos Relacionados

Câmara não instala tenda de Carnaval em Alcobaça e São Brás cancelado na Nazaré

A Câmara de Alcobaça anunciou, na noite deste domingo, que não vai instalar a tradicional tenda de carnaval...

Intoxicação provocada por gerador dentro de habitação deixa cinco pessoas em estado grave na Fervença

Cinco pessoas ficaram em estado grave, na noite deste sábado, depois de terem sido afetadas por uma intoxicação...

Homem faleceu no Bárrio enquanto reparava telhado na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin

Um homem, de 66 anos, faleceu, este sábado, enquanto arranjava o telhado de casa na freguesia do Bárrio,...

Jogo de hóquei em patins entre HC Turquel e Benfica com cariz solidário

A receção do HC Turquel ao Benfica, agendado para este sábado (21:30 horas) e referente à 1.ª Divisão...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!