EB1 do Juncal vence prémio “Escola Missão Continente”

A Escola Básica do Juncal arrecadou o 1.º lugar nacional no 2.º desafio anual do programa “Escola Missão Continente” e conquistou um prémio de 1.250 euros em material lúdico-pedagógico ou desportivo.

Os alunos do 1.º ao 4.º ano da escola do Juncal (turmas 1JNC, 2JNC, 3JNC, 4JNC, 5JNC) desenvolveram uma história em formato de vídeo, na qual a personagem “Junquinho” ensina a mãe a fazer compras mais sustentáveis, dando-lhe dicas e conselhos. As vozes off das personagens foram realizadas pelos alunos, assim como os diversos cenários, o que, segundo a organização da competição, reflete o “envolvimento das crianças ao longo de todo o processo de construção”.

O projeto foi coordenado pela professora Fátima Mendonça, coordenadora de escola e de apoio educativo e contou, ainda, com a participação dos professores titulares e de apoio educativo - Isabel Lopes, Nelson Fonseca, Maria João Fonseca, Natália Caeiro, Agar Almeida, Cristina costa, Isabel Jorge. Também o apoio dos assistentes operacionais e encarregados de educação foi solicitado.

Para garantir que a mensagem chegava aos encarregados de educação, os alunos criaram também um jogo de cartas através do qual aprenderam sobre a sustentabilidade e escolhas saudáveis. No âmbito da iniciativa foram, ainda, desenvolvidas outras atividades, com foco na educação alimentar, com a construção de sacos de pano para as compras, a criação de uma bandeira de Portugal com rolhas de cortiça para promover a compra de produtos nacionais.

Na 5.ª edição da iniciativa estão inscritas 437 escolas e mais de 40 mil alunos estão a participar em todas as atividades do programa, que foi adaptado ao contexto de pandemia.