Eborense na corrida para Miss Galaxy Portugal’19

A jovem Mariana Bernardes, de Évora de Alcobaça, está na final do concurso de beleza Miss Galaxy Portugal. A finalista, da categoria teen, terá agora de desenvolver ações sociais e promover a região que representa para que possa passar à fase seguinte. 

A jovem, de 18 anos, decidiu participar na competição que se realiza pela primeira vez em Portugal, devido ao conceito diferenciador. “Fiquei interessada na competição porque não é normal existir esta vertente social em concursos de beleza. Sinto que a beleza interior é tão valorizada quanto a beleza exterior”, sublinha. 

Até à data, a aluna do 12.º ano da Escola Secundária D. Inês de Castro já realizou uma angariação de fundos no torneio alcobacense de futebol “Fúria”, leu histórias para as crianças do concelho na Biblioteca Municipal de Alcobaça e realizou ações de sensibilização para a fundação infantil Ronald McDonald. Até à final do concurso, que decorrerá no dia 28 de julho, Mariana Bernardes ambiciona desenvolver várias outras ações sociais e promocionais da região, nomeadamente visitas ao Museu do Vinho, às plantações da Maçã de Alcobaça e à Frubaça. 

Para a candidata, “esta etapa da competição é a mais importante”, uma vez que “estimula o crescimento humano de cada jovem e afasta a ideia de que os concursos de beleza apenas analisam o físico”. As iniciativas sociais e de promoção regional de cada jovem devem ser descritas num livro, que será depois analisado pelo júri no dia da grande final. “Eles avaliam as nossas missões antes de nos conhecerem e o objetivo é que não sejam influenciados pelo aspeto físico”, explica. 

A competição diferencia-se pelo facto de não ter “preconceitos”, não apresentando restrições de altura ou tamanho e admitindo candidatas que sejam mães e/ou casadas. 

De acordo com a organização, esta “é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e de valorização”. Além do crescimento pessoal, a jovem ambiciona alcançar o tão desejado prémio final: uma viagem aos Estados Unidos da América. “Ao visitar outro País e outra cultura, espero que seja feita uma permuta cultural e que seja criada uma empatia”, revela. A viagem decorrerá no mês de agosto, não interferindo com o percurso final de avaliação da eborense, que equaciona seguir estudos superiores na área das Relações Internacionais.

Mariana Bernardes, que desde os 3 anos participa em eventos de moda, já tinha tentado a sua sorte no concurso Miss Portuguesa da Nazaré, ficando no top10.