Escola Primária de Frei Domingos vai acolher museu dedicado a D. José Policarpo

A antiga escola primária de Frei Domingos, na Benedita, vai ser convertida num museu dedicado ao falecido cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, por ter sido aquela a escola onde estudou.

De acordo com a vereadora da Cultura na Câmara de Alcobaça, o projeto criado há vários anos pretende “ocupar de forma digna e pertinente o edifício construído em 1938”. “A Escola Básica Frei Domingos é um edifício histórico na Benedita e merece ser requalificado. Foi palco de muita história, entre elas, a infância do falecido patriarca emérito de Lisboa”, explica Inês Silva.

O espaço museológico pretende reunir memórias da escola básica – alunos, professores, atividades com o envolvimento da comunidade –, assim como do período em que D. José Policarpo, natural da freguesia de Alvorninha, falecido em 2014, frequentou aquela escola. “Naquele tempo, os alunos contactavam de forma muito próxima com a comunidade e, por isso, a população vai contribuir para enriquecer o espólio do museu com memórias e objetos”, informa. Para a vereadora, o projeto assume ainda mais pertinência na Benedita dada a “tradição religiosa característica da vila”. “Este projeto é uma ponte com o turismo religioso e o desejo é que avance assim que possível”, acrescenta a vereadora.

O plano será desenvolvido em parceria com uma associação local e foi submetido a uma candidatura no âmbito da Leader Oeste-Associação Desenvolvimento Rural. O concurso focado em impulsionar e conservar o património das aldeias inclui a requalificação da estrutura da escola e a instalação da componente museológica.