Inspired by lemon quer levar chás e infusões ao estrangeiro

A lúcia-lima, a erva-príncipe, a erva-cidreira e o tomilho-limão só faziam parte da vida de Leonor Saraiva e Ana Santos na hora do chá, mas desde maio de 2014, data em que trocaram a residência em Lisboa por Alcobaça, aquelas plantas aromáticas fazem parte do dia a dia das empreendedoras. Inspired by lemon é o nome do projeto, que promete dar cartas lá fora, através da comercialização a granel das plantas que cultivam em modo biológico, e cá dentro também através da criação de combinações com outras ervas, flores, frutas e especiarias.

“Percebemos que as ervas aromáticas, e mais especificamente a sua produção em modo biológico, era um mercado em desenvolvimento em Portugal“, nota Ana Santos, que deixou o emprego que tinha em Lisboa na área financeira para se dedicar, literalmente, à agricultura.

Depois de contactar produtores de norte a sul do País, fazer várias formações na área, visitar feiras internacionais e arranjar um espaço na Boavista, freguesia de Aljubarrota, para se instalarem e desenvolverem o projeto, Leonor Saraiva e Ana Santos tinham todos os ingredientes para dar o salto. Candidataram-se aos apoios dados a jovens agricultores pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) e conseguem 60% do financiamento de que precisavam (150 mil euros no total). “Este foi um processo longo, em que tudo foi pensado e criado por nós, inclusivamente a adaptação do espaço, que era uma antiga fábrica de cerâmica, e a preparação dos terrenos para o cultivo das plantas“, explica Leonor Saraiva.

O plano de negócios que definiram é virado para o mercado externo, nomeadamente Alemanha, França e Espanha, apostando na venda a granel das quatro plantas aromáticas, a que juntaram posteriormente hortelã-pimenta.  Mas esse é um passo que esperam dar no próximo verão, depois da colheita deste ano. Até lá, o objetivo é ter a “odisseia de sabores” da Inspired by lemon em cada cidade do país. “Criámos quatro coleções de embalamento para que possamos servir os apreciadores de infusões de plantas biológicas e, por outro lado, cativar o apreciador de chá e sabores diferentes“, nota Ana Santos. Assim, além das cinco infusões biológicas e dos três condimentos (tomilho-limão, louro e alecrim), a Inspired by lemon juntou em tisanas os “sabores do mundo”, os “aromas do ano” e o “equilibrium ayurveda”.

Em Alcobaça pode encontrar as infusões e as tisanas, inspiradas no sabor e aroma do limão (daí o nome do projeto), na Granja de Cister, estando também à venda no site da empresa.