Mini-mercado “Graça de Castela” conquista clientes com variedade no Juncal

É difícil entrar no “Mini-mercado A Graça de Castela” e sair sem encontrar o que procurava. Na mercearia, no centro do Juncal, há de tudo um pouco, de forma a garantir aos clientes que não lhes falte nada. Entram e saem a toda a hora, num rodopio que não deixa a mulher que dá nome ao espaço parar um segundo. Graça Amaro só parou mesmo (uns minutos) para contar ao REGIÃO DE CISTER a história daquela casa que já conta com três décadas de atividade. 

Localizado na rua de... Castela (daí o nome do espaço), o mini-mercado é conhecido naquela freguesia pela diversidade e pela qualidade dos produtos expostos nas prateleiras. “Faço questão de ter sempre produtos da região e da melhor qualidade“, refere a antiga artesã, nascida e criada no Juncal. 

Graça Amaro começou a trabalhar numa fábrica de faianças da região e lá permaneceu por mais de uma década, até ter decidido dedicar-se ao artesanato, mais propriamente ao fabrico e à venda de cestos de junco, que são característicos da região. Só em finais da década de 1980 é que abriu o mini-mercado, ao lado da sua casa, e juntou esse negócio ao artesanato. Anos mais tarde acabou por dedicar-se exclusivamente à mercearia. 

E que mercearia. Há frutas e legumes, uma arca com peixe e carne congelada, uma charcutaria para os queijos e enchidos, doces, produtos de higiene e de limpeza, enlatados... e ainda sobra espaço para... artigos de enxoval, roupas de bebé e pijamas. 
Mas há uma especialidade que se destaca no mini-mercado: as “sandes da Graça”. Conhecidas por todos, especialmente pelos alunos do Instituto Educativo de Juncal que enfrentam, de propósito, uma subida íngreme, a pé, para as poderem saborear. “O nosso pão é especial, chega quentinho, três vezes por dia e vem das melhores padarias da freguesia”, confidencia. 

Além da qualidade dos produtos, o atendimento personalizado é outra das características que tem fidelizado os clientes do mini-mercado “A Graça de Castela”. “Conheço bem os meus clientes e os seus gostos e tento sempre dar-lhes as melhores opções de forma a que saiam daqui sempre satisfeitos”, acrescenta a proprietária, que conta diariamente com o apoio da irmã, Piedade, e que convenceu o REGIÃO DE CISTER com uma sandes de queijo e presunto.