Quinta-feira, Novembro 5, 2026
Quinta-feira, Novembro 5, 2026

Edifício Costa Veiga demolido em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O 1.º andar do Palácio do Visconde Costa Veiga, na Rua Frei Fortunato, em Alcobaça, deverá começar a ser demolido nas próximas semanas. 

O 1.º andar do Palácio do Visconde Costa Veiga, na Rua Frei Fortunato, em Alcobaça, deverá começar a ser demolido nas próximas semanas. 

O presidente da Câmara, Paulo Inácio, disse ao REGIÃO DE CISTER que os últimos projetos de demolição já estão a ser analisados.

Região de Cister - Assine já!

A degradação a que chegou o edifício, ao longo das últimas décadas, está a pôr em causa a segurança pública. “Há muito tempo que alertamos os proprietários para o perigo”, salienta Paulo Inácio, acrescentando que “está tudo a resolver-se da melhor maneira”.

Após acordo com a última família a residir no edifício, o imóvel ficou devoluto de pessoas e bens.

Embora não esteja classificado, o Palácio do Visconde Costa Veiga apresenta-se de grande simbolismo para Alcobaça. Em 1863, alojaram-se neste solar o Rei D. Luís I e a Rainha D. Maria Pia. Esteve também aqui instalado o Asilo da Infância Desvalida e a sede do Ginásio.

O edifício principal está rodeado por construções de apoio às actividades agrícolas, das quais se destacam os tanques de águas e minas de captação.

AD Footer

Artigos Relacionados

A pressão da elite roubou-lhe a felicidade (plena) do desporto. Agora alerta para ajudar os outros

Representou a Seleção Nacional feminina de hóquei em patins em cinco campeonatos do Mundo e em três Europeus,...

Câmara da Nazaré volta a desobstruir foz do Rio Alcoa e pede solução definitiva

A Câmara da Nazaré avançou com a desobstrução da foz do Rio Alcoa, que se encontrava completamente fechada...

Obras de estabilização na Rua Miguel Bombarda já iniciaram e custam 700 mil euros

Encontram-se a decorrer as obras de estabilização do escorregamento na Rua Miguel Bombarda, junto ao cruzamento com a...

Reabilitação dos passadiços de Paredes da Vitória está em fase de conclusão

Está em fase de conclusão a requalificação das infraestruturas de apoio balnear da Praia de Paredes da Vitória,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!