A Nazaré e as maiores ondas do mundo do Praia do Norte que Garret McNamara tem surfado marcam o início da reportagem da CNN, “Centro of the universe: Portugal’s mysteriously overlooked middle” [Centro do universo: o meio misteriosamente ignorado de Portugal].
“A Costa de Prata e o resto da região do Centro à volta da Nazaré são o repouso de uma matriz em grande parte desconhecida de tesouros injustamente ignorados pelos turistas em Portugal, já que normalmente só vão a Lisboa ou conhecem os encantos do vinho do Porto”, lê-se na reportagem, assinada pelo jornalista Paul Ames, que vive em Lisboa. “Confie em nós, a Nazaré é um paraíso para os surfistas”, garante o jornalista, que não deixa de assinalar as “formidáveis mulheres da Nazaré”, com as suas sete saias a venderem produtos locais ou a anunciarem quartos.
O artigo, que incluiu ainda uma fotogaleria de várias cidades portuguesas, também não esquece Alcobaça, destacando o Mosteiro, onde repousam D. Pedro I e D. Inês de Castro. Tal como não esquece a gastronomia: da caldeirada de peixe, do restaurante Celeste, “o preferido de McNamara”, aos doces conventuais e os pastéis de nata da pastelaria Alcoa de Alcobaça.