Quinta-feira, Novembro 6, 2025
Quinta-feira, Novembro 6, 2025

Jazz regressa a Valado dos Frades

Data:

Partilhar artigo:

O Festival de Jazz de Valado dos Frades está de regresso para a 19.ª edição. As portas da Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) abrem-se, esta quinta-feira, para o concerto no qual Cristina Branco e João Paulo Esteves da Silva reinterpretarão o repertório de Cole Porter. O espetáculo “Night Porter” arranca às 22 horas. 

O Festival de Jazz de Valado dos Frades está de regresso para a 19.ª edição. As portas da Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) abrem-se, esta quinta-feira, para o concerto no qual Cristina branco e João Paulo Esteves da Silva reinterpretarão o repertório de Cole Porter. O espetáculo “Night Porter” arranca às 22 horas. 

O primeiro concerto da edição deste ano do festival viaja pela carreira de um dos grandes escritores de canções americanos do século XX e “um clássico e verdadeiro monumento da cultura ocidental”, pode ler-se na apresentação do evento. Espera-se uma abertura do festival em grande estilo, uma vez que, de acordo com a organização do festival, “as canções de Cole Porter têm a capacidade rara de inventar intimidades, cenas de amor a dois, pequenas ilusões de eternidade longe de tudo o resto”.

Região de Cister - Assine Já!

Na segunda noite do festival, esta sexta-feira, é a vez de Metamorphosis subir ao palco da sede da BIR. Trata-se do quinteto liderado pelo trompetista Gileno Santana, acompanhado por Sérgio Alves (teclas), Pedro Peixe (guitarra), Sérgio Marques (baixo) e José Marrucho (bateria). Os amantes do jazz podem contar com um trabalho “inteligente e saboroso” de fusão jazz-rock. As aproximações a Miles Davis, histórico da música jazz, podem ser muitas mas assim que o trompete quebra o silêncio com “I’m Not Miles”, elevando Gileno Santana ao “primeiro plano” deste género musical.

No sábado termina o primeiro fim de semana do festival com “Mano a Mano”. Os irmãos Bruno e André Santos apresentam-se em duo nas guitarras, acompanhados pelo contrabaixista António Quintino e pelo baterista Luís Candeias. Apesar dos 10 anos que separam os irmãos, sempre se habituaram a tocar em dueto desde que o mais novo se iniciou na arte da guitarra. Os madeirenses apresentam-se, assim, em formato jam session para encerrar a primeira ronda de jazz no Valado dos Frades.

O jazz regressa a Valado dos Frades no fim de semana de 5 a 7 de maio, com os concertos de Nanã Sousa Dias Quinteto, César Cardoso Quarteto e Ricardo Toscano Quinteto.

 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Alcobacense Rui Morais no Conselho de Administração do CCB

O alcobacense Rui Morais foi nomeado vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB),...

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!