Domingo, Julho 13, 2025
Domingo, Julho 13, 2025

Jazz regressa a Valado dos Frades

Data:

Partilhar artigo:

O Festival de Jazz de Valado dos Frades está de regresso para a 19.ª edição. As portas da Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) abrem-se, esta quinta-feira, para o concerto no qual Cristina Branco e João Paulo Esteves da Silva reinterpretarão o repertório de Cole Porter. O espetáculo “Night Porter” arranca às 22 horas. 

O Festival de Jazz de Valado dos Frades está de regresso para a 19.ª edição. As portas da Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) abrem-se, esta quinta-feira, para o concerto no qual Cristina branco e João Paulo Esteves da Silva reinterpretarão o repertório de Cole Porter. O espetáculo “Night Porter” arranca às 22 horas. 

O primeiro concerto da edição deste ano do festival viaja pela carreira de um dos grandes escritores de canções americanos do século XX e “um clássico e verdadeiro monumento da cultura ocidental”, pode ler-se na apresentação do evento. Espera-se uma abertura do festival em grande estilo, uma vez que, de acordo com a organização do festival, “as canções de Cole Porter têm a capacidade rara de inventar intimidades, cenas de amor a dois, pequenas ilusões de eternidade longe de tudo o resto”.

Região de Cister - Assine já!

Na segunda noite do festival, esta sexta-feira, é a vez de Metamorphosis subir ao palco da sede da BIR. Trata-se do quinteto liderado pelo trompetista Gileno Santana, acompanhado por Sérgio Alves (teclas), Pedro Peixe (guitarra), Sérgio Marques (baixo) e José Marrucho (bateria). Os amantes do jazz podem contar com um trabalho “inteligente e saboroso” de fusão jazz-rock. As aproximações a Miles Davis, histórico da música jazz, podem ser muitas mas assim que o trompete quebra o silêncio com “I’m Not Miles”, elevando Gileno Santana ao “primeiro plano” deste género musical.

No sábado termina o primeiro fim de semana do festival com “Mano a Mano”. Os irmãos Bruno e André Santos apresentam-se em duo nas guitarras, acompanhados pelo contrabaixista António Quintino e pelo baterista Luís Candeias. Apesar dos 10 anos que separam os irmãos, sempre se habituaram a tocar em dueto desde que o mais novo se iniciou na arte da guitarra. Os madeirenses apresentam-se, assim, em formato jam session para encerrar a primeira ronda de jazz no Valado dos Frades.

O jazz regressa a Valado dos Frades no fim de semana de 5 a 7 de maio, com os concertos de Nanã Sousa Dias Quinteto, César Cardoso Quarteto e Ricardo Toscano Quinteto.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!