Terça-feira, Setembro 10, 2024
Terça-feira, Setembro 10, 2024

Jazz regressa a Valado dos Frades

Data:

Partilhar artigo:

O Festival de Jazz de Valado dos Frades está de regresso para a 19.ª edição. As portas da Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) abrem-se, esta quinta-feira, para o concerto no qual Cristina Branco e João Paulo Esteves da Silva reinterpretarão o repertório de Cole Porter. O espetáculo “Night Porter” arranca às 22 horas. 

O Festival de Jazz de Valado dos Frades está de regresso para a 19.ª edição. As portas da Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) abrem-se, esta quinta-feira, para o concerto no qual Cristina branco e João Paulo Esteves da Silva reinterpretarão o repertório de Cole Porter. O espetáculo “Night Porter” arranca às 22 horas. 

O primeiro concerto da edição deste ano do festival viaja pela carreira de um dos grandes escritores de canções americanos do século XX e “um clássico e verdadeiro monumento da cultura ocidental”, pode ler-se na apresentação do evento. Espera-se uma abertura do festival em grande estilo, uma vez que, de acordo com a organização do festival, “as canções de Cole Porter têm a capacidade rara de inventar intimidades, cenas de amor a dois, pequenas ilusões de eternidade longe de tudo o resto”.

Região de Cister - Assine Já!

Na segunda noite do festival, esta sexta-feira, é a vez de Metamorphosis subir ao palco da sede da BIR. Trata-se do quinteto liderado pelo trompetista Gileno Santana, acompanhado por Sérgio Alves (teclas), Pedro Peixe (guitarra), Sérgio Marques (baixo) e José Marrucho (bateria). Os amantes do jazz podem contar com um trabalho “inteligente e saboroso” de fusão jazz-rock. As aproximações a Miles Davis, histórico da música jazz, podem ser muitas mas assim que o trompete quebra o silêncio com “I’m Not Miles”, elevando Gileno Santana ao “primeiro plano” deste género musical.

No sábado termina o primeiro fim de semana do festival com “Mano a Mano”. Os irmãos Bruno e André Santos apresentam-se em duo nas guitarras, acompanhados pelo contrabaixista António Quintino e pelo baterista Luís Candeias. Apesar dos 10 anos que separam os irmãos, sempre se habituaram a tocar em dueto desde que o mais novo se iniciou na arte da guitarra. Os madeirenses apresentam-se, assim, em formato jam session para encerrar a primeira ronda de jazz no Valado dos Frades.

O jazz regressa a Valado dos Frades no fim de semana de 5 a 7 de maio, com os concertos de Nanã Sousa Dias Quinteto, César Cardoso Quarteto e Ricardo Toscano Quinteto.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Voleibol: João Simões despede-se após 22 anos na alta roda

22 anos depois de ter dado os primeiros passos ao serviço do Sport Operário Marinhense, o martingancense João...

Trofal faz “refresh” à marca Elite com uma nova coleção

Um estilo mais “trendy”, “cool” e “leve”. Assim é descrita a coleção cápsula, lançada antes do início do...

Casal venezuelano mantém “legado” de João Coelho

Maria Pinto e César Michelangelis trocaram a agitada e perigosa cidade petrolífera de El Tigre, na Venezuela, há...

Livro sobre centenário do Nazarenos motiva “tertúlia” na Biblioteca

A sessão servia para apresentar o livro sobre o centenário do Grupo Desportivo “Os Nazarenos”, mas, até por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!