Sábado, Agosto 13, 2022
Sábado, Agosto 13, 2022

Jazz regressa a Valado dos Frades

Data:

Partilhar artigo:

O Festival de Jazz de Valado dos Frades está de regresso para a 19.ª edição. As portas da Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) abrem-se, esta quinta-feira, para o concerto no qual Cristina Branco e João Paulo Esteves da Silva reinterpretarão o repertório de Cole Porter. O espetáculo “Night Porter” arranca às 22 horas. 

O Festival de Jazz de Valado dos Frades está de regresso para a 19.ª edição. As portas da Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) abrem-se, esta quinta-feira, para o concerto no qual Cristina branco e João Paulo Esteves da Silva reinterpretarão o repertório de Cole Porter. O espetáculo “Night Porter” arranca às 22 horas. 

O primeiro concerto da edição deste ano do festival viaja pela carreira de um dos grandes escritores de canções americanos do século XX e “um clássico e verdadeiro monumento da cultura ocidental”, pode ler-se na apresentação do evento. Espera-se uma abertura do festival em grande estilo, uma vez que, de acordo com a organização do festival, “as canções de Cole Porter têm a capacidade rara de inventar intimidades, cenas de amor a dois, pequenas ilusões de eternidade longe de tudo o resto”.

Na segunda noite do festival, esta sexta-feira, é a vez de Metamorphosis subir ao palco da sede da BIR. Trata-se do quinteto liderado pelo trompetista Gileno Santana, acompanhado por Sérgio Alves (teclas), Pedro Peixe (guitarra), Sérgio Marques (baixo) e José Marrucho (bateria). Os amantes do jazz podem contar com um trabalho “inteligente e saboroso” de fusão jazz-rock. As aproximações a Miles Davis, histórico da música jazz, podem ser muitas mas assim que o trompete quebra o silêncio com “I’m Not Miles”, elevando Gileno Santana ao “primeiro plano” deste género musical.

No sábado termina o primeiro fim de semana do festival com “Mano a Mano”. Os irmãos Bruno e André Santos apresentam-se em duo nas guitarras, acompanhados pelo contrabaixista António Quintino e pelo baterista Luís Candeias. Apesar dos 10 anos que separam os irmãos, sempre se habituaram a tocar em dueto desde que o mais novo se iniciou na arte da guitarra. Os madeirenses apresentam-se, assim, em formato jam session para encerrar a primeira ronda de jazz no Valado dos Frades.

O jazz regressa a Valado dos Frades no fim de semana de 5 a 7 de maio, com os concertos de Nanã Sousa Dias Quinteto, César Cardoso Quarteto e Ricardo Toscano Quinteto.

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Quartel dos Bombeiros de Alcobaça equipado com telhado novo

Prosseguem a bom ritmo as obras de melhoramento do quartel dos Bombeiros de Alcobaça que recebeu, nas últimas...

Futsal: Ribaria volta a disputar a Divisão de Honra

A Ribafria está de regresso à Divisão de Honra distrital na próxima temporada. Os tefes foram convidados a...

Igreja da Cruz da Légua e Moitalina volta a celebrar eucaristia após intervenção

A Igreja da Cruz da Légua e Moitalina voltou a receber a celebração da eucaristia após a conclusão...

Festival do Caracol levou mais de 1.500 pessoas ao quartel dos Bombeiros de São Martinho do Porto

A 9.ª edição do Festival do Caracol, organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Martinho do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!